No final de 2013, Frederico Azevedo lançava-se num pequeno projeto dedicado a focaccias e carnes. Chamou-lhe Reitoria. A palavra passou de boca em boca, o restaurante fixou-se no centro da Baixa do Porto e, dois anos depois, surge um novo espaço no Mercado do Bom Sucesso, com um “conceito mais light e descomprometido”.
O percurso de Frederico Azevedo não começou no Reitoria. Formou-se em gestão hoteleira em Lausanne, na Suíça, e trabalhou em meia dúzia de restaurantes antes de avançar para um espaço próprio. Por todo o lado, nasciam novos bares e restaurantes, um crescimento desenfreado que o motivou a tomar a decisão final. Porém, o conceito do Reitoria só se consolidou quando Frederico entrou pela primeira vez na pequena casa da Rua Sá de Noronha, a poucos metros da Praça Gomes Teixeira — mais conhecida pelos portuenses como a Praça dos Leões.
“As focaccias faziam parte da ideia inicial, mas percebi que havia espaço para algo mais. Dividimos o espaço e no rés-do-chão ficou uma zona para focaccias e uma pequena carta de tapas. No primeiro piso está a steakhouse, um espaço para comer de faca e garfo”, explica à NiT.
Durante os últimos dois anos, Frederico manteve sempre a “ideia de expandir” a marca e trabalhar um “produto único que fosse fresco, saudável e fácil de replicar”. A resposta estava ali ao lado: as focaccias. E o local também não foi difícil de encontrar.
“O Reitoria é o Reitoria” e por isso o novo espaço de Frederico ganha também um novo nome — RT —, uma marca que Frederico quer transportar para outros mercados do género mas que faz questão de manter longe dos centros comerciais.
“[Os mercados] são espaços mais interessantes e têm uma gama mais alta [do que os shoppings]”.
No menu há dez versões das focaccias feitas com pão fresco amassado e cozido no local. Os ingredientes frescos, todos à vista no balcão, recheiam o pão cortado a meio para criar a Caprese (5,9€) com pesto, tomate fresco e mozzarella; ou a Speck (6,9€), com barriga de porco fumada, tomate seco, ricotta e rúcula. Para lá das focaccias, há saladas, uma tábua de queijos e charcutaria e sobremesas caseiras.
As focaccias, para comer no local ou levar para casa, chegaram ao Mercado do Bom Sucesso esta quinta-feira, 12 de fevereiro.
Carregue na imagem acima para conhecer o espaço e a ementa do novo RT.