Cafés e Bares

Os éclairs da Quinta do Paço chegam (finalmente) a Lisboa

A Leitaria mais famosa do Porto está a caminho do sul. Onde, quando e como — a NiT diz-lhe tudo o que precisa de saber.

Este é um nome familiar a todo e qualquer portuense que se preze. Afinal, a Leitaria da Quinta do Paço já existe há quase 100 anos — foi fundada em 1920 — e quase todos já provaram o famoso chantilly caseiro, os éclairs de caramelo e chocolate e as bolas de Berlim. Todos menos os lisboetas, mas isso está prestes a mudar. Alegrem-se, que os éclairs franceses com pronúncia do norte vêm aí. A primeira loja da marca fora do Grande Porto deverá chegar à capital no verão, durante o mês de julho.

Esta é, porém, uma “data provisória” e que pode estar “sujeita a alguns atrasos”. Ainda assim, há uma certeza: a de que vai poder comer quantos éclairs da Leitaria, sempre que lhe apetecer, sem ter de percorrer a A1 de uma ponta à outra, lá por altura do verão.

A quinta loja Leitaria da Quinta do Paço vai servir os éclairs no número 53 da Avenida João XXI, a poucos metros da Avenida de Roma. Foi ali que funcionou, durante vários anos, uma padaria concorrida e bem conhecida dos moradores do bairro, que por lá passavam para comprarem sacos de pão quente para o pequeno-almoço ou para um snack de final de noite. O espaço é grande — vai ter capacidade para 30 pessoas — e vai contar com uma fábrica no interior, onde será possível ver ao vivo a confeção dos éclairs. Mais: terá também um espaço onde vão ser servidas refeições rápidas.

A quinta Leitaria da Quinta do Paço vai servir os éclairs no número 53 da Avenida João XXI, a poucos metros da Avenida de Roma.

“Era impensável que não levássemos para Lisboa produtos tão frescos quanto os que servimos no Porto. Encontrar um espaço com atendimento para público e dimensão para acolher uma fábrica foi trabalhoso”, explica à NiT Alexandra Sotto Maior, diretora de marketing da Leitaria da Quinta do Paço.

Se é um completo iniciado no que aos doces da Leitaria diz respeito, nós damos uma ajuda. Comece pelo chantilly caseiro — vendido a peso ou em embalagens de 250 e 500 gramas —, passe para a montra dos éclairs — há de chocolate negro, caramelo, limão, maracujá, frutos vermelhos, crocante, creme de café e black & white — e termine com as outras especialidades: bolas de Berlim, tíbias e cheesecake de frutos vermelhos, caramelo salgado ou Oreo.

Esta será a quinta loja da marca em Portugal. À primeira Leitaria, na Praceta Guilherme Gomes Fernandes, na Baixa do Porto, seguiu-se a do Mercado do Bom Sucesso, na Boavista, e as duas em Matosinhos, no Norte Shopping e na Rua Brito Capelo.

FICHA TÉCNICA

  • Avenida João XXI, 53, Lisboa
site
http://www.leitariadaquintadopaco.com/
facebook
www.facebook.com/Leitaria-da-Quinta-do-Paço-141857912579779/
PREÇO MÉDIO
?

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT