Restaurantes

Alibi Botica: Chegou uma petisqueira, cafetaria e restaurante ao Campo Alegre

É o mais recente projeto do fundador do Labirintho e do Triplex. O conceito é diferente mas o objetivo é o mesmo: apaixonar os portuenses pelo espaço.

A última de uma série de pequenas casas encarreiradas na Rua do Campo Alegre estava fechada há 10 anos. Isto até José Carlos Tinoco passar por lá e mudar o rumo da história. José é especialista nesta área, foi o responsável pela abertura de dois bares lendários da cidade, o Triplex, já fechado, e o Labirintho, do qual ainda é sócio. O espaço renovou-se, a porta branca virou azul e lá dentro nasceu o Alibi, uma cafetaria, petisqueira e restaurante. Desde 26 de abril que está aberta.

Ao arquiteto e designer “não faltavam convites” para se juntar a novos projetos na Baixa, que hoje atrai negócios como um íman. José Carlos disse sempre que não. “Podia ter sido um dos pioneiros, mas não me revejo na massificação. Sempre fugi delas, até porque não se coadunam com a minha natureza.”

Preferiu dedicar-se à reconversão da pequena casa de dois andares no Campo Alegre, onde pouco se aproveitou, à exceção de madeiras e pavimentos. Do trabalho nasceu o Alibi, um espaço que José Carlos vê crescer e cimentar-se numa “clientela fiel”, um pouco à imagem dos seus outros dois projetos. O arquiteto não está sozinho nesta luta. A ele juntam-se outros dois sócios, José Carlos Gonçalves e Fernanda Agathão Lança.

“O Alibi ainda é um bebé e já temos clientes que cá vêm sempre, há já três semanas. Almoçam aqui todos os dias, sem falta. Alguns até já têm mesa cativa e é isso que queremos, conquistar as pessoas, de forma sólida”, explica.

O Alibi convida à vista a qualquer hora do dia, seja para o pequeno almoço, uma refeição de garfo e faca de dia e de noite, ou para ler e relaxar durante a tarde. E embora se manifeste contra as massificações, havia “petiscos de inclusão obrigatória”, como os ovos rotos ou os cogumelos recheados, sem que isso limite a criatividade na cozinha. Pratos como o polvo com vinagrete de tangerina ou a pêra em açafrão e vinho do Porto são prova disso mesmo.

Durante toda a semana, ao almoço, há menus económicos, entre os 5,5€ e os 6,5€, com pratos de carne, peixe ou vegetarianos. Tanto pode encontrar uma bolonhesa de soja, como frango na púcara ou arroz de tamboril. Em dias de calor, e com o verão quase, quase a chegar, o melhor é mesmo correr para a comprida e recatada esplanadas nas traseiras. E leve um livro, vai querer ficar por lá.

Carregue na imagem acima para conhecer o espaço e alguns dos pratos que vai poder provar.

FICHA TÉCNICA

  • Rua do Campo Alegre, 553, Porto
    Porto
email
geral@alibibotica.pt
Segunda a quinta-feira, 10h—00h. Sexta e sábado, 10h—2h.
facebook
www.facebook.com/alibibotica/
PREÇO MÉDIO
?

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT