Cafés e Bares

Cerveja artesanal Letra abre bar em Braga

Chama-se Letraria e fica nas instalações da cervejeira, em Vila Verde.
A Letra tem seis variedades de cerveja

Já não é nenhuma novidade aparecer mais uma cerveja artesanal portuguesa — já há mais de 70, a grande maioria foi fundada nos últimos dois anos. Mas quando uma das marcas abre um bar próprio isso já notícia. Foi o que aconteceu na sexta-feira, 19 de junho, em Vila Verde (Braga), com a abertura da Letraria, o bar da cerveja artesanal minhota Letra.

Fica nas instalações da cevejeira, onde produzem a bebida, e já era um projeto antigo. “Antes de laçarmos a Letra, em 2013, já tínhamos a ideia de abrir o bar. A cerveja foi muito bem recebida no mercado e tivemos de nos focar muito mais no processo de fábrica do que em novas ideias”, explica à NiT Francisco Pereira, um dos responsáveis pela marca.

Além da cerveja, já petiscos para pedir na Letraria

Na Letraria pode experimentar todas as variedades de cerveja da marca, cada uma com uma letra associada: a A é uma Weiss, com uma receita originária da Alemanha com aroma furtado; a B, uma Pilsner, de sabor mais fresco; a C corresponde a uma Stout, com sabor a café e caramelo; e a D, uma Red Ale, de cor avermelhada e toque floral. Há ainda duas letras mais recentes: a F, uma India Pale Ale; e a E, Belgian Dark.

Para acompanhar a cerveja há croquetes recheados com queijo e batata, uma sanduíche com salada e molho de iogurte, um hambúrguer artesanal e uma tarte feita com a Stout que leva também gelado. O bar é separado da zona de preparação da cerveja por um vidro para que os clientes possam ver todo o processo de fermentação e enchimento. Aos sábados há visitas guiadas pela fábrica.

A Letraria abre todos os dias a partir das 17h — excepto ao domingo, que é a partir 16h.

FICHA TÉCNICA

  • Norte
PREÇO MÉDIO
?

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT