Um novo quarto chega mesmo na melhor altura para Ljubomir Stanisic. O chef vai fazer parte do programa “Pesadelo na Cozinha”, a adaptação portuguesa do conhecido “Kitchen Nightmares”, e acaba de inaugurar a nova Hendrick’s Room no Bistro 100 Maneiras. O novo espaço funciona na antiga sala privada do restaurante do Chiado, em Lisboa, e é onde se vão servir menus exclusivos preparados com gin.
Em apenas 15 dias, toda a sala do segundo piso do Bistro foi mudada. As paredes foram forradas com madeira de choupo trabalhada — os botânicos da Hendrick’s serviram de inspiração para Mário Belém, que desenhou o projeto.
As luzes do novo quarto podem ser alteradas como quiser. O artista Filipe Pinto Soares criou uma instalação com mais de 120 leds que permite controlar a intensidade da luz do teto e paredes. Na Hendrick’s Room pode até ligar o telemóvel e escolher a música que passa durante a refeição. Ao todo a sala tem capacidade para 13 pessoas.
Os jantares acontecem de segunda a sábado, mediante reserva, já que é o chef o único que prepara os menus para este espaço e tem de estar presente. Custa 180€ por pessoa e inclui 12 pratos e bebidas. A carta exclusiva vai estar sempre a mudar consoante os produtos, mas neste primeiro mês de estreia é provável que experimente uma gelatina de uva com berbigão e creme de alho, um mil folhas de vieras com trufas, ravioli de carabineiro, entrecôte com polenta ou a baklava de beterraba.
Há ainda outra forma de entrar e usufruir da Hendrick’s Room. Por 50€ é possível arrendar a sala e pedir qualquer um dos pratos do menu do Bistro 100 Maneiras — continua assim a funcionar com privado. No piso térreo, logo à entrada do restaurante, mantém-se aberto o Quarto do Bistro. Foi inaugurado no verão de 2014 e serve vários petiscos e cockatils, numa espécie de primeiro sono no Bistro.
Carregue na foto para ver mais imagens da nova Hendrick’s Room.