Cafés e Bares

Os novos gelados de pauzinho do Bairro Alto

Picolés, popsicles ou paletas? São frescos, coloridos e cheios de fruta. A Paletaria chegou ao Bairro Alto, em Lisboa, a 17 de julho.

Picolés, popsicles ou paletas — todos nomes facilmente explicáveis aos portugueses através da expressão “gelado de pauzinho”. Foi no nome mexicano que o bioquímico Sérgio Garcês se inspirou para arriscar numa aventura que preparava há alguns meses e que, desde 17 de julho, se instalou no Bairro Alto para vender gelados de fruta. Apresentamos-lhe a Paletaria.

Se estiver a ler isto enquanto sofre com os 30ºC lisboetas pode suspirar. A nova gelataria da cidade é o local ideal para combater o calor. Agradeça a Sérgio Garcês que deixou o trabalho de laboratório na área da microbiologia alimentar para se dedicar a vender os gelados que são um sucesso do outro lado do oceano, mas nem tanto em Portugal.

“O picolé é uma febre no Brasil. Nos EUA chamam-lhe popsicle. Há uma diferença no tamanho e na forma, mas gosto mesmo é da versão mexicana, que é feita só com fruta e recheio”, explica à NiT o dono da Paletaria.

A simplicidade dos gelados contrasta com o percurso de Sérgio, formado em bioquímica e apaixonado pela cozinha molecular. Tirou o curso de cozinha na prestigiada escola Cordon Bleu e trabalhou sazonalmente no São Gabriel de Almancil, um dos poucos restaurantes portugueses com uma estrela Michelin. Só a Paletaria foi capaz de o fazer esquecer o trabalho a tempo inteiro no laboratório, e tudo por causa de uma conversa com um amigo, onde ficou a conhecer a loucura que existe do outro lado do Atlântico com estes gelados. O projeto conta ainda com a participação de outros dois sócios, Miguel Júdice e Marta Ulrich.

Na pequena loja do Bairro Alto,há dez sabores para provar, entre os mais simples como morango, manga e kiwi, ou as combinações como limão, manjericão e gengibre, ou ananás e hortelã. Todos eles são feitos da mesma forma — partem de uma calda de água e açúcar que é depois misturada com a fruta triturada e finalmente enformada e congelada. Nada mais do que isto.

Os gelados da Paletaria têm entre 50% e 80% de fruta e, no formato grande, equivalem a duas bolas de gelado.

Os sabores são, aliás, um dos fascínios de Sérgio, que não hesita em arriscar combinações novas. Foi por causa de uma vizinha da loja, que não pode comer morangos, que transformou o sabor de frutos silvestres e morangos, e lhe retirou o último fruto. Outro sabor que vai testar é o de tangerina e canela, recomendado por uma tia.

“Os italianos fazem gelados com fruta, mas normalmente nunca têm mais de 20% a 30% de fruta. Estes são 50% a 80% fruta”, revela o dono da gelataria.

Para já ainda só pode provar as paletas em tamanho grande — com 123 ml, o equivalente a duas bolas de gelado —, mas brevemente chegará a versão reduzida de 70 ml. Para breve está também a chegada de uma máquina que vai permitir criar as paletas, mas com recheio. Na arca congeladora escondida nas traseiras já existem alguns exemplares, mas Sérgio prefere esperar pelo “produto perfeito”. O segredo que se esconde na arca é o gelado de morango com recheio de leite condensado, que “será o primeiro a ser feito”, assim que seja possível.

Enquanto os recheios não chegam, é possível provar outras especialidades que não as paletas. Para além da versão gelada e colorida exposta na vitrine da entrada, a fruta também é servida em formato líquido — em sumo, milk shake ou smoothie (3,5€). Caso prefira juntar álcool à fruta, peça um daiquiri (5€).

Apesar de estarem, para já, confinados à pequena loja no Bairro Alto, Sérgio Garcês destaca a “portabilidade” como uma das vantagens deste negócio. Quem sabe, ainda este verão, não encontra as paletas à venda pela cidade fora. Para já, tem mesmo que dar um salto até ao Bairro Alto.

Carregue na imagem acima e conheça cinco gelados que pode encontrar na Paletaria.

FICHA TÉCNICA

  • Rua Luz Soriano, 25, Lisboa
    Lisboa
13h—22h (até à 00h ao fim de semana)
site
www.paletaria.com
facebook
www.facebook.com/pages/Paletaria
PREÇO MÉDIO
?

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT