Uma das melhores coisas do leite creme é a camada de caramelo queimado no topo. Se pedir a sobremesa no novo Great Tastings, ele não vem com o crocante por cima, pelo menos da forma tradicional. Vem com uma cúpula de caramelo sobre o doce. Este é um dos pratos criativos do novo restaurante de Arroios que foram pensados por Pedro de Sousa, o chef de apenas 21 anos.
O Great Tastings abriu no final de julho no lugar de uma antiga tipografia. O espaço esteve fechado durante 20 anos e foi agora inaugurado como restaurante, garrafeira e mercearia gourmet. Os vinhos são um dos principais destaques do novo restaurante três em um. Há mais de 150 referências, todas nacionais, que se encontram nas várias estantes e armários de madeira do espaço.
“Estamos a trabalhar em menus de degustação de vinhos, criados consoante a classificação onde os clientes podem provar entre cinco a seis copos, sempre com alguns petiscos pelo meio”, diz à NiT Pedro Gato, 50 anos, o responsável pelo Great Tastings. É licenciado em engenharia informática e trabalhou nos últimos anos na Teleperformance. Era o responsável pela criação e gestão das cafetarias dos vários edifícios. Agora decidiu abrir um espaço próprio.
“Comecei a gostar cada vez mais de vinhos e vi que aqui na zona não existia nada do género.” Apesar da paixão juntou ao projeto um especialista na área, o escanção João Fernandes, que criou a carta de vinhos e está a criar em parceria com o chef, Pedro de Sousa, os tais menus de degustação.
A área gourmet está logo à entrada do Great Tastings. “Estamos abertos todos os dias com o serviço de mercearia. Aqui existem vinhos, claro, mas também azeites portugueses, vinagres, conservas, chás, doces, queijos, enchidos e patés franceses.” Ao passar esta zona, entra no restaurante propriamente dito.
“Não queríamos uma decoração de taberna portuguesa, mas sim um espaço descontraído com alguma sofisticação.” Madeira é o que não falta no Great Tastings: cadeiras, mesas, prateleiras e balcões. Já o chão é o mais tradicional, “um mosaico típico que se usava há mais de 100 em Portugal”.
As luzes são dadas com candeeiros minimalistas, só com a lâmpada, o casquilho e um cabo a ligar. É com estes focos que vai ter de jogar quando estiver a tirar fotografias dos pratos para publicar nas redes sociais. Sim, é provável que esteja com o telemóvel várias vezes na mão assim que forem servidas as propostas do chef Pedro de Sousa.
A sobremesa vai logo para foto de capa do Facebook, com aquela cúpula de caramelo — custa 5€. Antes disso, há sugestões para partilhar. Comece com açorda de amêijoas (5€), os crocantes de alheira (10€), os ovos rotos (7,50€) ou as vieras braseadas (14€). Depois tem o tártaro de atum (12€), o Terra e Mar Trufado (16€), com lombo de porco e camarão, ou a perdiz com uvas e vinho tinto (15,50€).
Tudo, claro, sempre acompanhado com grandes vinhos nacionais para pedir a copo ou em garrafa. As que estão nas estantes podem ser pedidas para consumo no restaurante — têm taxa de rolha de 8€. Para já, é com esta ementa que trabalham, mas daqui a umas semanas poderão ser provados os menus de degustação de vinhos.
Carregue na imagem acima para conhecer alguns dos pratos do Great Tastings.