Gourmet e Vinhos

A “gelataria kitsch portuguesa” que foi distinguinda como uma das 25 melhores do mundo

O "Financial Times", jornal britânico, considerou que os sorvetes da Santini "são dignos de uma peregrinação"
Fotografia: Instagram Santini.

Não é novidade que Portugal tem muitas e boas gelatarias espalhadas por todo o País, mas o reconhecimento nunca é demais. Desta vez, chega do Reino Unido, através do “Financial Times”.

Na sexta-feira, 12 de agosto, o jornal britânico divulgou uma lista com as melhores gelatarias do mundo e, entre propostas de Itália, Alemanha, Estados Unidos, Finlândia e Alemanha, surge a Santini, que nasceu em Cascais pelas mãos de uma família italiana.

“Escolher que sabor de gelado prefere deve ser a decisão mais difícil de tomar durante as férias. Perante o mar de sabores coloridos da Santini, a gelataria kitsch portuguesa que abriu em 1949, as opções são garantidas”, lê-se no artigo. Os sorvetes, garantem, “são dignos de peregrinação”.

Em declarações à NiT, Marta de Botton, administradora da insígnia, não escondeu o orgulho por vê-la integrar a seleção do “Financial Times”.

Como receberam a distinção?
Ficámos muito orgulhosos por esta distinção, trabalhamos continuamente para manter a qualidade e autenticidade do nosso produto. Somos uma marca familiar que mantém as receitas dos nossos gelados de geração em geração. Temos o cuidado de usar só as matérias-primas naturais e frescas da melhor qualidade, dando sempre preferência a produtores locais e nacionais. A família Santini está toda de parabéns, pelo seu esforço e dedicação. Nada seria possível sem cada um dos elementos que nos acompanham.

O que significa o reconhecimento internacional?
A Santini ser uma das poucas Love Brands nacionais com a tradição e qualidade dos nossos produtos é um grande motivo de orgulho. Há muitos anos que existe tradição de recebermos famílias internacionais, temos muitos clientes estrangeiros que nos visitam com frequência. Claro que este reconhecimento de uma marca portuguesa e familiar como a nossa por parte do “Financial Times” nos deixa muito contentes.

Têm lojas em Lisboa, Porto e Faro. Há planos para chegar a outros destinos?
Os nossos gelados atualmente, já podem ser encontrados em parceiros no interior e litoral do País em caixas de 0,5 litros; servidos em sobremesas; nos boiões Santini ou Picolini. Estamos sempre atentos às oportunidades que vão surgindo, mas de momento não temos nada em concreto que possamos adiantar. Estamos a manter várias conversações em paralelo para levar a Santini (ainda mais) para dentro e fora do país.

Leia sobre o novo gelado da Santini, que parece um iogurte caseiro e sabe a torta de Azeitão, e acerca da loja — com a qual chegou às 12 — que abriu em junho nas Docas.

Carregue na galeria para descobrir algumas das delícias que pode experimentar nos espaços da marca. Os preços dos gelados, em copo e cone, começam nos 3,5€ por até dois sabores. Para já, melão, morango, maracujá, limão, manga, chocolate e baunilha são opções.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT