gourmet e vinhos

A jovem que faz um pudim de mel com a receita secreta da bisavó — e é um sucesso

Mariana Santa Marta tem 22 anos e nunca teve um projeto ligado à restauração. Os doces sempre foram uma especialidade.
É vendido apenas num formato.

As sobremesas, e o pudim de mel em particular, sempre foram uma das especialidades de Mariana Santa Marta na cozinha. “Sempre que o fazia, era muito acarinhado e elogiada. Muitos na família tentavam fazê-lo, mas não corria bem e isso fez com que eu ficasse orgulhosa e sentia-me lisonjeada”, explica à NiT a portuguesa de 22 anos. A receita é antiga, já vem da bisavó, e Mariana decidiu partilhá-la com mais pessoas, pelo menos na prova, já que criou um projeto em que vende exclusivamente este doce.

O nome do negócio vai direto ao assunto: O Pudim de Mel. “É uma receita antiga da minha bisavó, que passou mais tarde para a minha avó e agora para mim. Isto torna-o ainda mais especial e sinto um enorme orgulho pelos elogios recebidos.”

Mariana é natural de Lisboa e está a tirar o curso de Ciências da Comunicação. É a única responsável pelo projeto, se bem que conta com algum apoio dos pais. “Desde a confeção, à aquisição dos produtos necessários, à criação de conteúdos nas redes sociais e às entregas, entre todas as outras coisas necessárias, sou eu que me dedico ao Pudim de Mel na totalidade.”

Este é um doce típico do Algarve que já faz há algum tempo. “A receita está na minha família há muitos anos, é uma receita ‘guardada a sete chaves’. Tive o privilégio de partilhar momentos especiais com a minha bisavó e avó em que confecionámos juntas o pudim, que pude aperfeiçoar mais tarde.”

O bolo chega para dez fatias.

É em casa, em Oeiras, que o produz. “É uma combinação perfeita entre os ingredientes, tem uma textura muito suave, doce e incrível, que prima pela excelência e apresentação”, continua. O doce começou primeiro a fazer sucesso entre os amigos e família e mais tarde entre todos os que já o quiseram experimentar.

“A reação das pessoas tem sido surpreendente, superou todas as minhas expectativas. Desejo num futuro próximo concretizar o crescimento deste projeto e de o fazer chegar a mais casas, e quem sabe abrir em breve um espaço do Pudim de Mel.”

É com 24 horas de antecedência que pode fazer o pedido através do email opudimdemel@nullgmail.com ou por mensagem nas páginas do Instagram e do Facebook. São sempre preparados de acordo com as encomendas, tudo para ser o mais fresco possível.

“É um doce regional do Algarve delicioso, único e especial, uma viagem de sabores maravilhosa”, descreve Mariana, caso ainda não se tenha convencido a encomendar.

O pudim é vendido num formato único com aproximadamente um quilo. Dá para dez fatias e custa 20€. Está em vigor uma promoção de lançamento em que as entregas são gratuitas no concelho de Oeiras. Também o faz chegar a Lisboa e a Cascais. Nesse caso tem uma taxa de 2,50€.

As entregas são feitas em Lisboa, Cascais e Oeiras.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT