Não é novidade que a cozinha nacional, repleta de pratos incontornáveis, costuma dar azo a debates acesos, sobretudo quando o tema é a francesinha, a sandes típica do Porto que conquistou fãs em todo o mundo. Há quem diga, por exemplo, que só no norte do País é que há bons exemplares da receita. Ainda assim, não faltam restaurantes em Lisboa com versões do prato no menu.
Chamados a decidir qual a melhor, 2.025 leitores da NiT optaram pela da Taberna Londrina — na capital desde 2021 —, que conquistou 21,8 por cento dos votos (442). O pódio ficou completo com Lucimar e Restaurante Marco, que tiveram do seu lado, respetivamente, 20,02 (410) e 17,8 (361) por cento dos eleitores — espreite todos os resultados.
A história da marca, contudo, começou a ser escrita em 2014, por dois amigos de Guimarães apaixonados pela especialidade. “Abriram a primeira casa com o objetivo de ter a melhor francesinha. As coisas correram bem e mais dois sócios entraram para a equipa. Juntos, foram abrindo outros espaços nos anos que se seguiram, de Coimbra a Famalicão e da Póvoa de Varzim a Braga. Em 2021, abrimos o primeiro restaurante no Campo Grande e, em 2022, chegámos ao Bairro Alto”, conta à NiT um membro da empresa ligado à gestão de aberturas.
Como em muitos outros casos, os envolvidos acreditam que o molho é o grande sucesso da sua francesinha. “Não posso adiantar muito, até porque nem eu próprio conheço a receita. Esta é apenas do conhecimento de quem produz o molho, que é mais cremoso e adocicado do que o habitual. Tudo é feito na central, em Guimarães, e depois distribuído pelas diferentes casas”, explica.
Outro importante atrativo da sugestão da Taberna Londrina é a qualidade dos ingredientes utilizados. “A nossa carne, que também chega através do mesmo produtor a todos os espaços, é bastante tenra e saborosa. Mas não é só ela que brilha. Todos os produtos utilizados foram criteriosamente selecionados para conseguirmos um resultado final com a qualidade que apresentamos”, assegura.
Em Lisboa, a versão standard e mais popular leva bife de novilho, queijo, fiambre, enchidos, ovo e molho. Está disponível por 12,5€. “Não sei precisar ao certo mas, se juntarmos os dados das duas lojas que temos cá, vendemos centenas por dia”, conclui o responsável.
Carregue na galeria para espreitar os diferentes produtos que encontra na Taberna Londrina, que vai abrir uma nova loja esta sexta-feira, 3 de março, em Vila Real.