Cafés e Bares

A icónica montanha suíça vai desaparecer das caixas dos chocolates Toblerone

A marca vai começar a produzir na Eslováquia, o que vai causar uma grande alteração na embalagem até ao final do ano.
A nova embalagem chegará ao mercado até final de 2023.

O Matterhorn é um dos picos mais conhecido dos Alpes suíços em todo o mundo. Não tanto pelas paisagens, mas sim por estar estampado em todas as embalagens dos chocolates Toblerone. No entanto, a montanha pode cair no esquecimento global em breve. O design da caixa sofrerá grandes alterações até ao final de 2023.

A mudança surge porque metade da produção do chocolate começará a ser feita na Eslováquia (onde também são feitos os Milka), algo que já tinha sido anunciado em junho do ano passado pela empresa. O Matterhorn, situado na fronteira da Suíça com a Itália, perto da vila suíça de Zermatt, deixará de aparecer nas embalagens dos Toblerone para não violar as regras suíças que dizem respeito ao uso de iconografia do país.

Segundo o Swissness Act, uma lei de 2017, apenas é permitido usar símbolos nacionais (como a montanha, portanto) ou a designação “made in Switzerland” (fabricado na Suíça, em português), em produtos alimentares quando os ingredientes dos mesmos são maioritariamente ou mesmo exclusivamente suíços — o que deixará de acontecer.

O pico dos Alpes será substituído pelo “logótipo modernizado e simplificado, com uma montanha estilizada, que se alinha com a estética geométrica e triangular”, explica um porta-voz da norte-americana Mondelēz International, detentora da marca Toblerone, ao jornal “Aargauer Zeitung”. A embalagem passará a incluir a frase “founded in Switzerland”, ou seja, fundado na Suíça. Felizmente, o chocolate manter-se-á igual.

O chocolate fabricado em Berna desde 1908 e criado por Theodor Tobler conta ainda com um urso na embalagem. Este animal é um dos símbolos da capital suíça, mas ainda não foi revelada se este se manterá ou se também vai desaparecer.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT