Cafés e Bares

Albufeira vai ter código de conduta nos bares para “evitar excessos comportamentais”

Após o incidente com os britânicos nus em plena luz do dia, a autarquia decidiu tomar medidas.
Vai haver novas regras.

Oito turistas britânicos foram filmados nus no passado fim de semana, 15 e 16 de junho, em Albufeira, durante o dia. O caso tomou proporções mediáticas, por isso, a autarquia decidiu intervir.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira anunciou esta sexta-feira, 21 de junho, que vai criar um código de conduta para o espaço público. O objetivo é “regular os comportamentos e excessos nas zonas de estabelecimentos de diversão noturna”.

A decisão foi tomada após a divulgação de imagens de oito turistas britânicos a passearem pela zona da Oura, sem qualquer peça de roupa. Assim que a situação se tornou pública, o autarca marcou uma reunião de emergência com as forças de segurança e associações do setor turístico.

“O convite a estas estruturas de classe prendeu-se com a intenção de sensibilizar os empresários associados às referidas estruturas, para que não permitam os excessos comportamentais que têm vindo a ocorrer dentro e no espaço envolvente dos seus estabelecimentos”, explicou o município.

José Carlos Rolo lamenta que a imagem de Albufeira “fique prejudicada por incidentes como os que têm ocorrido nas zonas dos bares”, especialmente na Rua da Oura, quando no restante concelho “existe segurança e tranquilidade”. 

Após ouvir todas as partes reunidas, o autarca “determinou a criação de um código de conduta a ser aplicado no espaço público do concelho, devendo ser criada uma comissão responsável pela sua elaboração”.

A autarquia está ciente do valor que a vida noturna tem para a região, mas está determinada a “limitar atitudes e comportamentos de alguns dos seus frequentadores, quando excedidos os limites de um concelho com uma cultura e uma identidade próprias”.

O incidente aconteceu pouco depois de a autarquia ter divulgado que iria mudar como a maneira como Albufeira era publicitada aos estrangeiros. Em vez de se apresentar como um destino barato, pretende passar a captar visitantes com mais poder de compra e interessados nos hotéis de cinco estrelas e nos restaurantes Michelin.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT