Cafés e Bares

Alerta, fãs de Negronis: vem aí um festival onde pode provar diversas versões

Qualquer bar que se queira inscrever na iniciativa é obrigado a fazer uma doação no valor mínimo equivalente a 25€.
Está a chegar a semana do negroni.

A origem do Negroni remonta a Florença, na Itália, no início do século XX. Acredita-se que o cocktail tenha sido criado em 1919, quando o conde Camillo Negroni pediu ao barman Fosco Scarselli, do Caffè Casoni, que lhe preparasse a sua bebida favorita, um Americano, mas com uma modificação: queria que fosse mais forte, por isso, disse-lhe para substituir a água com gás por gin.

A versão original do Americano combina Campari, vermute doce e água com gás, e a alteração feita pelo conde resultou numa bebida que combinava os amargos do Campari com a intensidade do gin e a doçura do vermute, criando um cocktail equilibrado e saboroso.

O Negroni acabou por se tornar um dos cocktails mais populares e pedidos do mundo — e em 2022 tornou-se viral nas redes sociais. Tudo graças a uma entrevista filmada nos bastidores de “House of the Dragon”, que foi partilhada no TikTok da HBO. No vídeo, as atrizes Emma D’Arcy e Olivia Cooke, que interpretam as rivais Rhaenyra e Alicent, discutem as suas bebidas preferidas. D’Arcy menciona que gosta de Negroni, antes de acrescentar, com uma entonação sussurrante e rouca, “sbagliato”. Em seguida, explica que se refere a “com prosecco” — ou seja, a versão onde o gin é substituído por prosecco.

A afirmação não tardou a ser replicada como um meme, catapultando o cocktail italiano a novos patamares de popularidade. E, entre os dias 16 e 22 de setembro, estará em destaque por todo o País, graças à 12.ª edição da Negroni Week. A iniciativa celebra o icónico cocktail italiano que foi eleito “o clássico mais vendido nos melhores bares do mundo”, pelo terceiro ano consecutivo, pela Drinks International. 

Revisitando as origens do cocktail, o lema deste ano é “No Negroni Without Campari”. Até ao momento, conta com 32 bares inscritos em Portugal, em regiões como Lisboa, Porto e Algarve. Entre os estabelecimentos participantes estão o Pensão Amor (Lisboa), Maus Hábitos (Porto), Bixos Coimbra (Coimbra) e Bon Vivant (Lagos). 

A iniciativa foi lançada em 2013 pela “Imbibe Magazine” para angariar fundos para causas sociais. Desde a sua criação, tem vindo a expandir-se de forma significativa, envolvendo milhares de bares à escala global. Até à data, já foram arrecadados cinco milhões de dólares (cerca de 4,5 milhões de euros) para instituições de solidariedade.

Os bares participantes devem fazer uma doação mínima de 25 dólares (22,50€). No entanto, os estabelecimentos são incentivados a contribuir com um valor superior, se assim o desejarem. Este ano, a organização escolhida para receber as doações é a Slow Food, que se dedica a promover uma maior apreciação pela alimentação e a melhorar a qualidade das refeições.

Durante esta semana, todos os bares participantes podem recriar as suas versões favoritas do cocktail Negroni, tendo a possibilidade de aumentar as suas doações através das vendas realizadas durante a iniciativa.

Visite o site da Negroni Week para descobrir a lista completa de bares que estão envolvidos na edição deste ano. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT