cafés e bares

ASAE fiscaliza dezenas de padarias em todo o País e instaura contraordenações

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica esteve em 91 espaços de norte a sul do País. Encontrou várias infrações.
A fiscalização foi feita em mais de 90 espaços.

Depois de em abril ter fiscalizado esplanadas, desta vez, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) andou de norte a sul em várias padarias e pastelarias de fabrico próprio no País. Foram dezenas de espaços fiscalizados, o que terminou na instauração de vários processos de contraordenação.

A ASAE acabou mesmo por ter de encerrar um espaço e suspender a atividade parcialmente a outros cinco nos 91 estabelecimentos que visitou nos últimos dias. Foram ainda implementados 25 contraordenações nesta ação.

Em causa estiveram o incumprimento de requisitos gerais de higiene, a falta de processos baseados nos princípios do HACCP ou falhas nas regras de funcionamento dos espaços. Acabaram ainda por ser apreendidos equipamentos de pesagem no valor de 300€.

“Tendo em conta a prática de consumo de pão, produtos de pastelaria e afins pela população portuguesa, considerando que o setor de panificação e pastelaria com fabrico próprio não parou a sua atividade durante as restrições derivadas do controlo da pandemia, importa, cada vez mais, garantir que os locais de fabrico de pão e de produtos de pastelaria estão devidamente licenciados”, referiu a ASAE.

“No contexto atual, a incidência de fiscalização manter-se-á necessariamente intensificada nas matérias relacionadas com a situação inerente à pandemia de COVID-19, bem como todas as que se manifestam relevantes no âmbito da segurança alimentar e económica”, continuou.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT