A Baixa de Lisboa não tem apenas hotéis novos. Uma das mais recentes modas desta zona da cidade são as lojas com um único produto na vitrine: os pastéis de nata. A Nataria Nacional abriu no final de janeiro num ponto estratégico para todos os turistas: mesmo ao lado do elevador de Santa Justa.
A loja tem entrada pela Rua do Ouro e um pequeno balcão virado para a rua com o mesmo nome do elevador, onde pode pedir os pastéis. A Nataria Nacional fica no lugar da mítica Torres Joalheiros, que tinha sempre um polícia à porta e dois relógios de parede da Rolex nas fachadas.
No interior da Nataria é possível ver toda a produção dos vários pastéis. Desde a preparação do recheio, com o bater dos ovos e a juntar do leite, açúcar, limão e canela, até ao momento em que enchem as formas de massa folhada e saem do forno. Os pastéis são depois distribuídos pelas diferentes montras do espaço.
Cada pastel custa 1,10€. Pode ser comido logo, com açúcar e canela em pó, ou comprado em caixas para levar. Existem alguns lugares sentados na Nataria Nacional, mas não há serviço de mesa.
Para acompanhar os pastéis tem sugestões de cafés e sumos. Há ainda alguns croissants folhados se quiser outro tipo de lanche.
O design de interiores foi criado por Vera Correia Design em parceria com Hemerson Costa e a Oligarcia. “Nata is always a good idea”, lê-se num dos vidros a partir do qual é possível ver toda a produção do espaço. No chão, logo à entrada, está uma planta da Baixa de Lisboa.
Como já referimos, a Nataria Nacional não é caso único nesta área da cidade. A Manteigaria abriu no início do ano mais uma loja em Lisboa, no lugar da Camisaria Pitta, na Rua Augusta.
É também nesta movimentada rua que estão outros projetos idênticos. É o caso da Fábrica da Nata, que tem um espaço nos Restauradores, ou a Nata de Lisboa.