cafés e bares

Bares e restaurantes em Santos passam a encerrar a partir das 23 horas

A medida tem o objetivo de evitar os ajuntamentos que se têm verificado na zona durante as últimas semanas.
Esta será uma medida experimental.

A partir desta quinta-feira, 23 de setembro, bares, restaurantes e espaços comerciais em Santos, Lisboa, vão passar a encerrar às 23 horas. O objetivo passa por evitar os ajuntamentos de milhares de pessoas que se tem verificado nesta zona da noite lisboeta durante as últimas semanas.

Este encerramento três horas mais cedo do que habitual acontece entre quinta-feira e domingo. A medida chega depois de uma reunião esta quarta-feira, 22, que juntou Luís Newton, presidente da Junta de Freguesia da Estrela, e vários empresários com negócios próximos do Largo Vitorino Damásio, que tem sido um dos pontos mais críticos.

“Esta é, sobretudo, uma medida experimental para tentar perceber se uma solução desta natureza tem eficácia. A verdade é que continuamos a assistir diariamente a ajuntamentos, situações de conflito na via pública e que tem originado inclusivamente feridos”, explicou à agência Lusa Luís Newton, aqui citado pelo “Expresso”.

A medida vai contar com o apoio da PSP. “A forma mais fácil de criar essas condições é assegurar o encerramento dos estabelecimentos a partir de uma hora anterior a esses ajuntamentos. [Os empresários] disponibilizaram-se a fazer um [teste] piloto para experimentar que esta intervenção só faz sentido ocorrer se contar com o envolvimento da PSP e assim facilitar a sua ação, no âmbito da manutenção da ordem pública e evitar ajuntamentos.”

O presidente da Junta de Freguesia da Estrela refere que em Santos têm-se juntado entre três a quatro mil pessoas durante a noite. Muitos dos empresários apontam o encerramento forçado de bares e discotecas como um dos fatores.

Esta quinta-feira, o Conselho de Ministros deverá aprovar a reabertura destes espaços, mediante a apresentação de certificado ou teste negativo, já a partir do início de outubro.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT