Cafés e Bares

Café Ceuta no Porto vai passar a ser classificado como espaço histórico

O estabelecimento vai merecer o selo “Porto de Tradição” que distingue os espaços com história da cidade.

“Porto de Tradição”, o selo que distingue os espaços mais emblemáticos e históricos da cidade nortenha está prestes a ser atribuído a mais um estabelecimento. Desta vez é o Café Ceuta, na Baixa, que pode receber a homenagem.

Segundo o “Jornal de Notícias”, o tema deverá ser discutido na segunda-feira, 13 de janeiro, em reunião executiva na Câmara Municipal do Porto. Se aprovado, segue-se um período de consulta pública de 20 dias.

A distinção serve para distinguir e “proteger os estabelecimentos ou entidades de interesse histórico, com ou sem fins lucrativos, que, pela sua atividade e património material e imaterial, constituam uma relevante referência cultural ou social para a cidade”.

O Café Ceuta abriu em 1953 nos números 20 a 26 da Rua de Ceuta no Porto. O projeto, de autoria do arquiteto Carlos Neves e erguido por José Ferreira dos Santos, contava, através de três vitrais, a partida do exército português para conquista de Ceuta, em África, em 1415. O espaço foi trespassado duas vezes, mas nunca perdeu a traça ou o ambiente que o caracterizavam.

Durante mais de sete décadas o Café Ceuta, além de um espaço de encontros e antigamente de tertúlias, serviu também de cenário de telediscos e filmes. A cave mantém a sala de jogos com as icónicas e antigas três mesas de bilhar. As especialidades da casa são o arroz de pato, o salmão fumado artesanalmente, o polvo grelhado, as tripas e o frango à Ceuta.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT