Cafés e Bares

Câmara do Porto quer proibir consumo de álcool na rua e compra de bebidas ao postigo

A autarquia começa a discutir a medida na segunda-feira. Se for aprovada, serão impostas novas regras aos estabelecimentos.
A medida será debatida a partir de segunda-feira.

O consumo de álcool na via pública bem como a compra de bebidas ao postigo poder vir a ser proibida na noite do Porto. As medidas fazem parte da proposta de alteração do Regulamento da Movida, que foi aprovado pela primeira vez em maio de 2015. A discussão deste projeto será feita em reunião de câmara a partir desta segunda-feira, 2 de maio.

Segundo a proposta apresentada, aqui citada pelo jornal “Público”, o objetivo é que a partir das 21 horas seja proibido beber álcool na rua. A alteração prevê que as lojas de convivência também sejam obrigadas a encerrar a esta hora, tudo para evitar ajuntamentos em algumas áreas da cidade.

Podem vir ainda a ser criadas três zonas onde as medidas serão diferenciadas: o Núcleo da Movida, Zona Protegida e a Zona de Contenção. É nesta última que se encontram as lojas e mercearias que terão de fechar à noite. Já na Zona Protegida existem espaços que poderão estar abertos entre as seis da manhã e a meia-noite.

No Núcleo da Movida, se os estabelecimentos tiverem uma área inferior a 100 metros e pista de dança poderão estar abertos até às duas da manhã. Já os com área superior podem funcionar até às quatro da manhã.

Se o documento for aprovado pela maioria dos vereadores, é certo que deverá existir um período transitório para os espaços se adaptem às novas regras.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT