Cafés e Bares

Como Rui Nabeiro criou um império numa pequena vila alentejana

Começou aos 17 anos com seis trabalhadores. No seu comando, a Delta transformou-se num império.

A sua história parece ser montada com aqueles lugares comuns que descrevem os heróis. Uma pequena terra no interior, uma família pobre e sem estudos, um negócio que nasce do zero e conquista o país. Mas a verdade é que, num mundo de empresários e de self-made men, Rui Nabeiro quis quebrar o cliché e provou ser um patrão com coração.

O fundador do Grupo Delta morreu este domingo, 19 de março, aos 91 anos, vítima de doença respiratória, mas deixa uma história de superação e que começou a ser escrita aos 14 anos, quando tomou o seu primeiro café. Nasceu e viveu em Campo Maior, no Alentejo. A mãe não sabia ler nem escrever e o pai aprendeu na tropa a fazer a sua assinatura apenas para poder tirar a carta de condução.

“Os meus avós maternos viviam praticamente no sítio onde temos hoje a fábrica, mas numa barraquinha. Viviam os dois do campo. Os meus pais já tiveram uma mercearia proporcionada pelo patrão do meu pai, um lavrador e médico de quem foi motorista durante anos e anos. Chamava-se ‘Alimentação e Salsicharia Srª Maria Azinhais’. Os meus pais foram extraordinariamente eficazes no equilíbrio da vida da família e puderam proporcionar aos filhos a escola. Muitos não iam — e esses é que eram os verdadeiros pobres”, revelou numa entrevista ao “Expresso”.

Era um de cinco irmãos, nenhum foi além da instrução primária. Terminada a quarta classe, era hora de se dedicarem ao trabalho. Nabeiro dedicou-se ao comércio e, mais tarde, lançou-se em voos mais altos.

Os tios, como muitos que trabalhavam junto à fronteira, dedicaram-se ao contrabando de café. Inicialmente, levavam o café ainda verde e, mais tarde, perceberam que poderiam processá-lo ali mesmo, na pequena localidade alentejana.

“A primeira marca foi a Cubana. O meu tio Joaquim trouxe a ideia de Espanha. Depois, outro tio, João — que gostava muito de imitar e lutar com o irmão — criou a Cubano, que ainda existe. A Cubana foi perseguida pela [Inspeção das] Atividades Económicas e vendeu a marca, mas nós já tínhamos a Camelo na retaguarda. A Cubana entretanto abriu falência, mas já tenho essa marca em meu poder, para matar saudades e em homenagem ao meu tio Joaquim”, explicou.

Nabeiro e a sua mulher

Acabaria por ser Rui Nabeiro a dedicar-se ao negócio e à sua expansão. Em 1961 criou a marca Delta, apenas com a ajuda de três funcionários, então reformados. Havia pouco dinheiro para distribuir, mas o cenário rapidamente se tornaria mais favorável. “Comecei com três empregados, mas continuei a trabalhar para a Camelo: levantava-me às 3h30 da manhã e ia para lá. Os três empregados eram reformados, dois da GNR e um da Guarda Fiscal. Um era familiar, outro conhecido e o terceiro vizinho; pagava-lhes pouco porque tinha pouco e eles também ganhavam da reforma.”

A marca cresceu, sobretudo graças ao café que trazia de Angola. Nas décadas que se seguiram, a Delta foi cobiçada pelas grandes multinacionais, da Nestlé à Pepsi. Nunca lhe passou pela cabeça vender.

Fez sempre questão de manter a sede da marca em Campo Maior, vila onde chegou a ser presidente da câmara, antes e depois do 25 de abril. O que começou por ser um pequeno armazém com 50 metros quadrados, expandiu-se e hoje, além do café, o grupo empresarial diversificou-se para outras áreas, da vitivinicultura à hotelaria.

“Não a erguia em mais lado nenhum”, frisou Rui Nabeiro. “Começámos seis a trabalhar e agora são cerca de 3800 trabalhadores, praticamente todos aqui da vila”.

Sobre o seu legado e o futuro da empresa, depois da sua morte, foi sempre muito claro sobre a sua filosofia e a continuidade. “Ainda não morri, só nesse dia é que [os meus filhos] herdam. Ou concordam ou respeitam, não estou dentro deles”, explicou, sem receios de mudanças radicais. “Tenho o filho, a filha, os netos, e há um respeito por aquilo que se tem feito, pelo trabalho e luta. Eles têm orgulho. Não é por a pessoa ir-se embora que se mudam as coisas.”

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT