Quando um jornalista da NiT faz anos, não se contenta com um qualquer bolo de aniversário dos supermercados ou com um simples pão de ló com doce de ovos e flores de açúcar por cima. Quer uma coisa em grande como recheio de Perna de Pau. Foi assim que Andreia Guerreiro, a repórter da NiT, soprou as velas no seu último aniversário. Na próxima festa que tiver também pode fazer o mesmo. Só precisa de fazer a encomenda na Confeitaria d’Arrábida.
A pastelaria de Setúbal vai fazer cinco anos em agosto e é muito procurada quando se quer ter um bolo criativo à mesa. O Perna de Pau é uma das opções para rechear o pão de ló. Apesar de ser assim conhecido, não é este o nome que aparece na descrição do menu — está como doce de morango. “Não usamos o próprio gelado, mas sim uma combinação de ingredientes que torna o sabor muito idêntico”, explica à NiT Ricardo Amante, o responsável pela Confeitaria d’Arrábida.
Não quis adiantar mais sobre a receita, é secreta, pois claro, mas explicou que estão sempre a inovar e criar novas opções para os clientes. “Há algum tempo que estamos a preparar um recheio de Ferrero Rocher, mas não sabemos se vai funcionar.” À repórter da NiT, quando foi comprar o bolo, disseram também que o Kinder Bueno será também uma das próximas sugestões.
“Erramos muito, não fazemos bolos de que não gostamos. Erramos e grande parte do que fazemos acaba por não ficar.” A pastelaria existe desde 2013 nesta localização onde está atualmente — Avenida São Francisco Xavier, em Setúbal —, mas desde 2000 que estava noutro espaço e com outro nome. “Por melhor que seja a nossa intuição, a decisão final sobre um sabor que fica está sempre do lado do cliente.”
No primeiro piso fica o balcão com todos os bolos caseiros. No piso inferior é a fábrica onde trabalham 10 pessoas. A Confeitaria d’Arrábida tem 60 lugares no interior, mais 40 na esplanada — é também procurada para almoços todos os dias.
