cafés e bares

Depois de Alvalade, Gleba chega às Avenidas Novas com o pão mais cobiçado de Lisboa

Em fevereiro, a marca tinha aberto uma padaria. Quatro meses depois, leva as sugestões de farinha de moleiro para outro bairro.
São várias as opções que estão disponíveis.

Aos poucos, o pão da Gleba começa a tomar conta de Lisboa. As propostas da marca já faziam parte dos couvert e menus de vários restaurantes da cidade. Depois da padaria e da loja em Alcântara, foi aberto um espaço em fevereiro na zona de Alvalade. Quatro meses depois, as sugestões preparadas com farinha de moleiro chegam às Avenidas Novas.

A 2 de junho, a Gleba abriu uma padaria na Avenida Elias Garcia. Nos últimos dias, a marca já tinha deixado algumas pistas sobre o espaço que estava prestes a ser inaugurado. Tal como o de Alvalade, este é também apenas um ponto de venda. A produção continua a estar concentrada em Alcântara.

Por aqui encontra as diferentes variedades de pão da marca. Entre os destaques estão os pães de espelta do Alentejo, de trigo alentejano, de trigo barbela, de quinoa, a broa de milho, de sementes, de alfarroba, de centeio ou de trigo e sementes, ou os doces panettones. Na vitrine tem ainda sugestões individuais, como os buns de abóbora, de alfarroba ou de tomate.

Estão à venda outros artigos com os quais a Gleba tem parcerias. Há azeite da Herdade do Esporão, café artesanal, broas e até farinhas expostas numa estante e que pode levar. No espaço de Alvalade, além do pão, a marca começou a fazer sandes que também podem ser pedidas através da Uber Eats, como é o caso da de vitela com parmesão e rúcula ou a de queijo de cabra com cebola.

A padaria artesanal foi inaugurada em janeiro de 2017.  Diogo Amorim é o fundador do projeto. Trabalhou em várias cozinhas de Portugal, na Suíça e em Inglaterra, como o Fat Duck, do famoso chef Heston Blumenthal, com três estrelas Michelin, onde aprendeu a fazer pão de forma natural. A primeira loja da Gleba fica em Alcântara.

Está na Rua Maria Pia desde o verão de 2020. Antes estava na Rua Prior do Crato, não muito longe dali. A Gleba só usa farinhas de moleiro feitas a partir de cereais portugueses. Todo o pão que fazem é de fermentação natural.

As massas descansam em frio, entre os 8ºC a 10ºC, por um período nunca inferior a 24 horas. Já no forno o tempo depende sempre da variedade que está a ser cozida. Quando foi feita a passagem para o novo espaço de Alcântara passaram a usar um forno com cinco entradas em altura, que chegou da República Checa.

A marca tem também uma loja online que faz entregas em todo o País em menos de 24 horas.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Avenida Elias Garcia, 80, Lisboa
    1050-100 Lisboa
  • HORÁRIO
  • Das: 08:00
  • Às: 20:30
PREÇO MÉDIO
Entre 10€ e 20€
TIPO DE COMIDA
Padaria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT