Cafés e Bares

Donna Divina: o spot para discutir “temas picantes” entre pizzas e bebidas de autor

Está prestes a abrir na Parede e junta o melhor de vários mundos: é um bar, um restaurante e uma homenagem às mulheres.
Tem influências italianas.

“Conhecemo-nos numa quinta-feira e na segunda partimos o restaurante todo. Em poucas horas sonhámos e manifestámos tudo. No dia seguinte já tínhamos o nome, o conceito alinhavado e a decoração pensada. Agora está quase a tornar-se realidade.” Carla, Carlota e Daniela são de diferentes gerações. Juntas criaram um “sexy cocktail bar” com pizzas e champanhe.

Se o Donna Divina fosse apenas um espaço de comida e bebida, a apresentação estaria feita. Mas não é. O número 166A da rua Melvin Jones, na Parede, vai ser um restaurante, sim, mas não só. A partir de 21 de abril, irá também acolher festas e jantares temáticos. E uma coisa é certa: vai haver muita energia feminina. “Queremos empoderar as mulheres e relembrar que quando nos juntamos, conseguimos tudo”, começam por contar à NiT as responsáveis.

Tudo começou em março, quando Daniela Azeredo (46 anos), esteve no Misaki, o restaurante que Carlota Pietro (de 26 anos) queria vender. Daniela pensava expandir o La Cosa Nostra, do qual é sócia, e acreditava que ali poderia ser a sua nova morada. Parece que se enganou — mas não completamente. Afinal, acabou por encontrar uma nova casa, mas não para o negócio que fundara em 2022.

“Conheci a Carlota e disse-lhe: ´Tu não queres vender. Precisas é de uma sócia`”, revela-nos. Ao duo juntou-se Carla Veiga (52 anos) e o trio iniciou um dos processos mais loucos pelos quais já passaram. “Percebemos que as três juntas tínhamos o que faltava nos nossos projetos”, explicam.

O nome só podia ser um. “Não queremos que as pessoas digam que vão a uma pizzaria, ou que vão ao italiano. Não. Queremos que digam: ´vamos ao Donna Divina`, onde se pode comer e conversar. Queremos que saiam daqui com uma energia diferente.”

Ali, cada sócia tem um papel específico e bem definido. Daniela, a criativa, trata da cozinha. Carlota é responsável pelas redes sociais e pela comunicação. Carla “tem o chicote na mão” e obriga a toda a gente a andar “com os pés na terra”. Ou seja, vai gerir o dia-a-dia.

Afinal, em que se baseia o conceito? No fundo, é um híbrido: é restaurante, com menus alternativos e temáticos, que recebe tertúlias, música ao vivo e até alguns jantares para debater “temas mais picantes”. O espaço que não serve apenas comida, proporciona experiências completas. Não precisar sair de lá em busca de algo mais.

O Donna Divina tem dois andares, teto e leds rosa e um candelabro gigante: foi pensado por mulheres, para mulheres, mas os homens também são bem-vindos. Nas mesas de madeira do rés do chão onde pode experimentar pratos originais, no andar de cima há cocktails de autor, que mudam todas as semanas.

A palavra de ordem é criatividade. “Não é um restaurante italiano, mas sim com várias inspirações, porque vamos trabalhar muito com outros sabores e comidas exóticas. O objetivo é sermos criativas, sem quaisquer rótulos”, explicam.

Embora a carta ainda não tenha sido revelada, a chef Daniela explicou à Nit que convocou a sua experiência e misturou-a com as suas raízes. “Sou alentejana e estou habituada a pratos com influências árabes e espanholas. Por isso, vou tentar misturar a cozinha italiana com esses sabores mais intensos.” Para isso, utilizam algumas especiarias menos habituais, “sem que sejam necessariamente picantes”.

Às tradicionais pizzas, massas, tapas, bruschettas e tábuas juntar-se-ão outras propostas “absolutamente divinais” que brincam com os paladares. O mesmo acontece com os cocktails. Muitos deles chegam, aliás, de sugestões dos seguidores de Carlota. “Podemos revelar que a bebida da casa vai ser incrível. E não, não será sangria. Terá inspiração italiana e será servida num jarro, mas ainda não lhe demos nome.” Resta-nos esperar por sexta-feira, 21 de abril, para confirmar.

Quantos aos preços, ainda não estão fechados, mas as empreendedoras garantem que serão acessíveis a todos. “Vamos levar isso em conta, portanto, os valores vão ser bastante justos. Claro que temos pratos mais elaborados, com preços mais elevados, mas vamos ter sempre opções para quem não quiser gastar muito dinheiro”, asseguram. O melhor é passar por lá para confirmar.

A seguir, carregue na galeria para ficar a conhecer melhor o Donna Divina, o novo restaurante na Parede, o sítio perfeito para ir tomar um copo de vinho e comer bruschetta (e não só).

ver galeria

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    R. Melvin Jones
    2785-338 Parede
  • HORÁRIO
  • Segunda a sexta das 16h às 24h
  • Fim de semana das 12h às 2h
PREÇO MÉDIO
Entre 10€ e 20€
TIPO DE COMIDA
Italiana

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT