Cafés e Bares

Dow Jones: neste bar os preços das bebidas sobem e descem como na bolsa de valores

A cada 30 minutos dá-se o "crash" que anuncia uma série de descontos (entre 30 a 50 por cento) dos cocktails.
O espaço ficha cheio de "investidores".

“O único local onde a queda da bolsa é algo positivo.” Esta é a apresentação de um dos bares mais famosos de Barcelona. Ali, quanto mais pede uma bebida, mais cara ela fica. Isso significa que, se escolher um cocktail diferente do que o seu grupo pede, vai ter mais sorte.

“O Lobo de Wall Street” de Martin Scorsese, com Leonardo DiCaprio a assumir o papel de um tresloucado, drogado, implacável e vigarista Jordan Belfort foi um dos mais aclamados da época. O filme levou milhares às salas de cinema em 2013 e acabou por despertar um fascínio mundial para as finanças e para a NYSE (Bolsa de Valores de Nova Iorque).

Na vida real, as manobras duvidosas acabaram em tragédia, com Jordan Belfort na cadeia, acusado de fraude e obrigado a restituir os muitos milhões perdidos pelos seus clientes. Tal como aconteceu com o investidor que serviu de inspiração ao filme, “brincar às ações” e aos “investimentos” não é para todos, mas se sempre quis apostar na bolsa, sem correr nenhum risco, visitar este bar pode ser uma experiência curiosa.

Três anos depois de ter nascido, o Dow Jones ganhou mais uma morada em junho de 2023. Agora, está também na Avenida Diagonal, numa rua perpendicular à Passeio de Garcia, uma das mais famosas avenidas da cidade espanhola. Aliás, fica a poucos metros de dois monumentos catalães: a Casa Mila e a Casa Batlló.

Além da localização central, é realmente o conceito que atrai tantos turistas e moradores. O Dow Jones tem uma forma muito peculiar de vender bebidas. De forma simples: quanto mais pessoas comprarem um certo cocktail, mais alto será o seu preço e mais baixo será o preço das outras bebidas. E quando há um “crash do mercado” — aproximadamente a cada 30 minutos — o valor do preçário desce, o que faz com que praticamente toda a gente corra para o bar. Só tem um problema: tem de ser muito rápido, porque a promoção dura poucos minutos. A parte boa é que não vão faltar sirenes e luzes para o avisarem da chegada do momento.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por L O U I S E | FOOD & TRAVEL CONTENT CREATOR (@loulouexplores)

No menu do bar, espalhado pelos vários monitores, encontra vários tipos de bebida, incluindo cervejas e cocktails. Caso queira petiscar à moda espanhola, também não vão faltar tapas e outros pratos na carta, como hambúrgueres e pizzas.

Os pratos para partilhar são mesmo a única forma de perceber que está em Barcelona, porque assim que atravessa as enormes portas em arco da entrada, parece ter entrado num espaço nova-iorquino. A decoração dos mais de 350 metros quadrados é inspirada nos espaços espalhados por Wall Street. A Estátua da Liberdade aparece um pouco por todo o lado e nas paredes há folhas de Excel com gráficos que traduzem as subidas e descidas de valores.

As casas de banho também não escaparam à febre da cidade que (dizem) que nunca dorme. As paredes estão todas grafitadas e parecem, à semelhança do resto do local, saídas de um daqueles bares speak-easy.

Além deste sistema divertido de competir com amigos pelas bebidas (ou ações), o espaço orgulha-se de ter “o maior número de canais desportivos de Barcelona”. Esta vertente deixa-o como um dos principais locais onde os catalães se juntam para assistir às partidas de futebol do clube da cidade, aos jogos a NBA ou até competições de bilhar e equitação.

Como lá chegar

A melhor forma de chegar a Barcelona é de avião, pois claro. Se partir de Lisboa encontra bilhetes de ida e volta por menos de 100€. Depois de aterrar pode apanhar um autocarro até à Praça Espanya e outro até ao bairro Eixample.

A seguir só terá de caminhar cinco minutos até encontrar o número 430 da Avenida Diagonal. O espaço está aberto de segunda a domingo, das 18 horas às 2h30 da manhã.

Carregue na galeria para conhecer melhor o Dow Jones, o bar inspirado na bola nova-iorquina, mas em Barcelona.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT