Cafés e Bares

Foi encontrado o melhor pastel de nata de Lisboa

O júri do Peixe em Lisboa elegeu o vencedor esta quarta-feira, 5 de abril. É da autoria de um jovem pasteleiro de 25 anos.

É de uma pastelaria na Ericeira

O melhor pastel de nata de Lisboa é de uma pastelaria na Ericeira chamada O Pãozinho das Marias. Pelo menos foi o que achou o júri do Peixe em Lisboa, que fez a eleição esta quarta-feira, 5 de abril.

A pastelaria Patyanne, de Castanheira do Ribatejo, e o restaurante lisboeta Mercado do Peixe, ficaram em segundo e terceiro lugar, respetivamente, na nona edição do concurso.

Quem faz os pastéis de nata n’O Pãozinho das Marias é o jovem pasteleiro Francisco Duarte, de 25 anos, que já tinha sido concorrente noutras edições. Os pastéis de nata custam 1€ nesta casa da Ericeira.

O presidente do júri, o crítico gastronómico Virgílio Gomes, destacou o aspeto apetecível e bronzeado, sem estar queimado; o equilíbrio entre a massa, que deve ser quebrada, e o creme, que deve escorrer do pastel; e sem ter o gosto excessivo a canela, limão ou baunilha.

Este ano houve 26 pastelarias e restaurantes em concurso. Houve duas provas de pré-seleção antes de se decidir os finalistas que estiveram em concurso nesta quarta-feira. Além de Virgílio Gomes, o júri foi composto pelo enólogo Domingos Soares Franco, a jornalista Cristina Liz, a blogger Isabel Zibaia Rafael e o especialista em doces Carlos Braz Lopes. Os critérios de seleção foram o aspeto, o toque da massa, o sabor e consistência da massa e do recheio.

A décima edição do Peixe em Lisboa está a decorrer no Pavilhão Carlos Lopes, no Parque Eduardo VII, até 9 de abril. Na segunda-feira, 3 de abril, foi eleita a melhor patanisca de Lisboa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT