Cafés e Bares

Está decidido. O melhor pastel de nata da Grande Lisboa é produzido na Amadora

Vencedor foi anunciado esta segunda-feira, no âmbito do Congresso dos Cozinheiros, no Nirvana Studios, em Oeiras.
Já há vencedor.

A escolha foi difícil, mas a decisão já está tomada. O melhor pastel de nata da Área Metropolitana de Lisboa é produzido na Confeitaria da Glória, situada na Amadora. A receita vencedora deste ano foi anunciada esta segunda-feira, 25 de setembro, num evento que decorreu no âmbito do Congresso dos Cozinheiros, no Nirvana Studios (Oeiras). Para chegarem a este resultado, os jurados fizeram uma prova onde avaliaram o aspeto, o sabor, a consistência e o toque da massa.

A Padaria da Né, localizada na Damaia, em Lisboa, ficou em segundo lugar. Já a terceira posição do pódio é ocupada pelo pastel de nata d’O Pãozinho das Marias, na Ericeira. Na edição do ano passado, o grande vencedor tinha sido a Casa do Padeiro, na Pontinha.

O concurso O Melhor Pastel de Nata, assim se chama, regressou para uma 14.ª edição a 5 de setembro, quando foram feitas as provas de apuramento. Entre todas as propostas, apenas nove passaram à fase seguinte. Outras três também marcaram presença no evento desta segunda-feira, visto que tinham sido as três vencedoras do ano passado — e ficaram automaticamente inscritas para este ano.

A fase final da competição contou com a participação de 12 estabelecimentos: Café Ponte da Várzea (Sintra), Casa do Padeiro (Pontinha), Castro (Lisboa), Açúcar Café (Massamá), Aloma (Lisboa), Patyanne (Castanheira do Ribatejo), 7 Desejos (Ericeira), Altis Belém Hotel (Lisboa), Bread & Friends (Lisboa), Padaria da Né, Confeitaria da Glória e O Pãozinho das Marias.

O painel foi composto pelo autor Virgílio Nogueiro Gomes, pelas pasteleiras Andreia Moutinho e Teresa Castro, pelo chef e padeiro David Jesus, o enólogo Domingos soares Franco, a gastrónoma Maria Brito, o radialista Wilson Honrado, António Marques Santos (membro da Academia Portuguesa de Gastronomia), pela autora Isabel Zibaia Rafael e por Catarina Amado, que organiza o Congresso dos Cozinheiros.

O concurso foi criado em 2009 pelo jornalista Vicente Themudo de Castro. O gastrónomo Virgílio Gomes, que continua a ser jurado, foi um dos grandes apoiantes desta novidade. Rapidamente, tornou-se numa das provas mais conhecidas em Portugal.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT