Subscreva a nossa newsletter para receber as melhores sugestões de lifestyle todos os dias.

cafés e bares

Estes são os melhores bolos-rei e rainha de Portugal

No nono concurso nacional dedicado a estes doces, houve participantes de todo o País e várias medalhas de ouro, prata e bronze.
Já sabe os que deve provar este ano.

O Dia de Reis é só em janeiro, mas muito antes disso começam a aparecer em pastelarias e padarias os bolos-rei e rainha. São outra das opções que fazem sempre parte das mesas de Natal. Se estava na dúvida sobre qual é que devia comprar este ano, o melhor é seguir os prémios de mais um concurso nacional de bolos-rei.

Foram vários os projetos que todo o País que participaram nesta nona edição do evento organizado pela CNEMA em conjunto com a Qualifica/oriGIn Portugal. Houve medalhas de ouro, prata e bronze para três categorias de doce. Falamos do mais comum, o bolo-rei, o bolo-rainha, para quem não é grande apreciador de frutas cristalizada, e ainda o escangalhado, que apresenta um formato retangular e recheio.

Começamos pelo vencedor do clássico. É na Flor de Aveiro, em Aveiro, que está um dos espaços com medalha de ouro. Passas, frutos secos e fruta cristalizada são algumas das opções que o compõem. Também com medalhada de ouro ficou a Padaria Trigo Doce, em Lisboa. O último dos espaços com a classificação foi a Padaria Dias, em Tortosendo, na Covilhã.

A Flor de Aveiro ganhou o ouro em todas as categorias.

A medalha de prata foi entregue à Pastelaria Briosa, em Coimbra. Já o bronze chegou a quatro espaços: à Confeitaria A Lenda, na Benedita; ao Atelier do Doce, em Alfeizerão; à Padaria Modelo da Benedita, também na Benedita; e à Panificadora Regional da Vermelha.

Na categoria de bolo-rainha, outros vencedores. Os melhores, e com medalha de ouro estão na Flor de Aveiro, na Pastelaria Briosa e na Padaria Modelo da Benedita. Com a prata ficaram a Padaria Dias e a Padaria Trigo Doce. Já o bronze foi entregue ao Atelier do Doce e à Panificadora Regional da Vermelha.

O bolo-rei escangalhado é outras das categorias deste prémio. Tem um formato retangular e pode ter outro tipo de recheios, como é o caso da gila. Neste caso, e com medalha de ouro, ficou mais uma vez a Flor de Aveiro, que conseguiu o prémio máximo em todas as categorias. Também a Briosa teve direito aqui à medalha de ouro. Já a prata foi entregue à Confeitaria A Lenda. O bronze ficou para a Padaria Dias, a Padaria Modelo da Benedita, e a Panificadora Regional da Vermelha.

Agora já sabe onde tem de ir para provar os melhores bolos desta época em Portugal.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT