Cafés e Bares

Ex-concorrente do “MasterChef“ vai oferecer rissois e croquetes este sábado

Alexandre Botelho estará a distribuir centenas de salgados a quem passar pelo Mercado 31 de Janeiro, em Lisboa.
Alexandre participou na temporada de 2022/2023.

Alexandre Botelho foi um dos concorrentes mais polémicos da última edição do “MasterChef Portugal”. Tornou-se conhecido pela frontalidade e por dizer tudo o que pensava, atitude que lhe valeu alguns atritos ao longo do programa.

Este sábado, 3 de fevereiro, entre as 11 e as 12h30, terá oportunidade de provar alguns salgados preparados pelo antigo participante do concurso da RTP1. O autointitulado self-made chef vai estar a oferecer rissóis de garoupa, croquetes de polvo, croquetes de gamba branca do Algarve e croquetes de corvina (entre outros) no Mercado 31 de Janeiro, situado na Praça Duque de Saldanha, em Lisboa.

A iniciativa faz parte da tentativa de revitalizar e dinamizar o mercado, por parte dos comerciantes que lá trabalham. “Temos muita falta de apoio da Câmara, desde que existe a loja do cidadão as pessoas só veem cá por esse motivo. Estamos a falar com vários cozinheiros para organizar mais eventos deste tipo. Queremos ter um uma vez por mês e também em datas especiais. No Dia dos Namorados vamos oferecer brigadeiros e no Dia da Criança vai haver muita animação”, contou à NiT Susana Velozo, da Peixaria Veloso, a impulsionadora do projeto. 

Todas as bancas do 31 de Janeiro participam na ação de promoção do espaço. Os peixes usados para confecionar os salgados que serão oferecidos este sábado foram doados pelo negócio gerido por Susana Veloso. Já os restantes ingredientes utilizados (ovos, farinha e batatas), foram oferecidos por outros comerciantes.

O chef só vai ter de colocar as mãos na massa. A primeira escolha recaiu sobre Alexandre Botelho porque é um cliente habitual do mercado e mantém uma boa relação com todos os que por lá trabalham. Após a participação no programa da RTP, tornou-se mais ativo no Instagram, onde partilha várias receitas. E, normalmente, compra os ingredientes que utiliza nas bancas do 31 de Janeiro. “Normalmente vem duas a três vezes por semana”, conta Suzana Veloso.

O antigo concorrente do “MasterChef Portugal”, de 53 anos, “estudou agronomia no Reino Unido e logo a seguir começou a trabalhar em trading de carnes. Atualmente é gestor de património, algo que adora porque tem flexibilidade de horários. O seu maior sonho passa por abrir um restaurante à beira-mar e como um verdadeiro amante de peixe imagina-se a descarregá-lo do seu barco para o restaurante”, pode ler-se na descrição de Alexandre Botelho no site da RTP.

Como a NiT já lhe tinha contado, os jurados desta edição do MasterChef foram Ricardo Costa, Noélia Jerónimo e Pedro Pena Bastos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT