Em 2021, um casal australiano apaixonado pelo Porto decidiu abrir uma loja de bolachas artesanais. A Cookie Club tornou-se um sucesso imediato, mas a chegada de um novo membro à família levou Nick e Anastasia Schwizer a ponderar o regresso à Austrália. Foi aí que João Winck, vizinho de negócio, entrou em cena e comprou a marca, melhorou-a e deu início à expansão. Em julho, abriu a primeira loja em Lisboa e, em setembro, inaugurou mais uma no El Corte Inglés de Gaia.
A história começou na Rua de Cedofeita, mesmo em frente ao restaurante Capim Dourado e ao lado do Bao’s Taiwanese Burger, ambos de João Winck. Vizinhos de porta e de negócios, depressa se tornaram amigos. João, de 34 anos, era cliente habitual das bolachas e os fundadores da Cookie Club eram presença frequente nos seus restaurantes.
Quando tiveram o filho, o peso da distância da família tornou-se evidente. Antes de partirem, o casal australiano fez uma proposta a João para ficar com o negócio. Ele aceitou e chamou a mulher, Camila Mouta, e a sogra, Terlizzy Mouta, para o ajudarem a expandir a Cookie Club.
A receita manteve-se igual. As bolachas continuam a ser feitas diariamente, à mão, pesadas e recheadas. Os ingredientes são nacionais, com exceção do chocolate, que vem da prestigiada marca francesa Valrhona. “Não queremos industrializar o negócio e temos trabalhado de forma a não aumentar o preço, mesmo com o aumento dos produtos, inclusive do chocolate”, explica João. “As únicas mudanças que fizemos na marca foi para melhorar a nível de produção, nos horários e no marketing, que no nosso caso é muito orgânico e de boca em boca”, acrescenta.

O objetivo sempre foi crescer. Em 2024, a marca esteve presente em eventos como o Primavera Sound e o Meo Marés Vivas. Seguiram-se as novas lojas, uma no Saldanha, em Lisboa, e outra no El Corte Inglés de Gaia.
A escolha da localização na capital foi ponderada. Campo de Ourique estava em cima da mesa, mas depois de estudar as zonas, João optou pelo Saldanha, por estar mais próximo do metro e de várias faculdades.
Nas lojas, há entre sete a nove sabores diferentes por dia, cinco são fixos e os restantes mudam consoante a estação. As favoritas continuam a ser as clássicas de pepitas de chocolate (3,50€), chocolate branco com macadâmia (3,50€), duplo chocolate (3,50€) e Nutella (3,50€). “Um dos sabores que mais surpreende os clientes é a de pepitas de chocolate porque são vegan e feitas com bebida vegetal e uma mistura de óleo de coco e óleo de sésamo. Normalmente começam por torcer o nariz, mas quando provam, adoram. É a bestseller”, revela.
Os restantes sabores seguem tendências e pedidos dos clientes. Há combinações como franui com framboesa ou a Rafaello, com chocolate branco e coco — um regresso pedido por quem já a tinha provado.
Entre as três lojas, são vendidas cerca de 600 bolachas por dia. Em festivais como o Primavera Sound, esse número sobe para cerca de 1.000 cookies por dia. O próximo grande evento onde a Cookie Club vai estar é o Web Summit, em Lisboa, no início de novembro.
Quem não tiver oportunidade de visitar uma das lojas pode encomendar online. A Cookie Club faz envios para todo o País.

LET'S ROCK






