Se já ouviu alguém dizer que está com “FOMO” e não percebeu, saiba que é uma sigla que, em inglês, quer dizer Fear of Missing Out, ou seja, medo de ficar de fora. É um conceito que explica o stress provocado pelo facto de perder um momento do qual queria participar, por exemplo, um concerto ou um jantar onde estão todos os seus amigos, mas não conseguiu ir, ou um convívio naquele spot trendy onde os colegas vão depois do trabalho. Para saber se sofre do mesmo, basta tentar lembrar-se da última vez que rejeitou um convite para beber um copo e acabou angustiado, enervado e a fazer scroll nas redes sociais para ver como estava o ambiente.
Bom, agora vai ser possível acabar com este sentimento ou, pelo menos, reduzi-lo bastante. Quatro jovens portugueses criaram uma aplicação (com o mesmo nome daquele conceito), onde os utilizadores podem descobrir as melhores festas e eventos na zona onde estão.
Martim Bello, Vasco Clérigo, Mateus Saraiva e Lourenço Castelão, todos com 24 anos, perceberam que existia uma lacuna no mercado, para os jovens. “O Martim foi o primeiro a aperceber-se que havia uma necessidade de saber o que se passa à nossa volta e escolher atividades para fazer. Na altura, em conversa com o Mateus, disse-lhe que via potencial para criarmos uma aplicação com o objetivo de ajudar os utilizadores a encontrar o que fazer”, explica Vasco Clérigo à NiT.
Os quatro amigos, que se conheceram durante a licenciatura em Engenharia Informática no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, acabaram por juntar-se para começar a pensar objetivamente nesta aplicação. “Começámos a pensar, primeiro, qual era o problema, depois como é que se tornava numa necessidade e como poderíamos solucioná-la. Passámos um ano inteiro a desenvolver o software e a fazer com que a FOMO chegasse aos utilizadores”, refere o jovem.
A aplicação começou a ser trabalhada no início do ano passado e no início de 2025 foi finalmente lançada. Agora, já com alguns meses no mercado e cerca de 780 utilizadores, começaram a apostar na comunicação da plataforma. A app permite que, assim que é aberta, os visitantes consigam ter informação em tempo real de como está o ambiente nos bares, restaurantes, festas e eventos na proximidade. “Com esta informação vão conseguir decidir se vale a pena sair de casa e aproveitar a vibe, ou simplesmente o melhor plano é ver uma série”, explica Vasco.

Para o grupo, a grande questão é mesmo esta: ajudar quem está com vontade de conviver e fazer atividades. A ferramenta está disponível para Android e iPhone, através da Play Store e da App Store, respetivamente, e é gratuita.
Depois de descarregar a FOMO, basta permitir que que esta aceda à sua localização para perceber que tipo de eventos há nas redondezas. “Neste momento está mais focada no ambiente de noite, com bares e discotecas, mas funciona para qualquer hora do dia. Podemos perceber como está o ambiente em determinado café para estudar, caso alguém já tenha lá ido”, diz.
O truque que torna a FOMO credível, para os criadores, é simples: deixam a opinião nas mãos dos utilizadores. “São os próprios utilizadores a partilhar fotografias e a avaliar os locais onde estão. A aplicação junta tudo e mostra os hot spots da noite ajustados ao perfil de cada utilizador. Há quem adore uma discoteca com música techno e há quem prefira um bar mais calmo. Há quem esteja fora do sítio onde vive e não saiba onde ir. Seja como for, a FOMO arranja o sítio ideal para qualquer um, quer conheça os sítios como a palma da mão quer seja um recém-chegado a um novo país ou cidade”, adianta Vasco Clérigo.
Mas calma, não querem obrigar ninguém a sair de casa. “Não queremos obrigar as pessoas a sair de casa porque estão com FOMO. Pelo contrário: queremos que saibam que, às vezes, o melhor é mesmo ficar no sofá. Desta vez, sem sentir FOMO”, diz Martim Bello.
Então e como é que o grupo de amigos beneficia com esta aplicação? “A aplicação é gratuita para os utilizadores, que podem filtrar a lista de espaços por proximidades ou interesses. Contudo, temos uma vertente chamada deals, onde os próprios espaços podem anunciar os eventos, novidades e promoções”, explica Vasco Clérigo.
A FOMO continua a crescer e o objetivo do grupo é chegar aos mil utilizadores nas próximas semanas.

LET'S ROCK







