cafés e bares

A Gleba abriu uma padaria em Alvalade com o pão artesanal mais cobiçado de Lisboa

É o segundo espaço da marca na cidade. São várias as opções da marca que pode levar para casa.
Todo o pão é de fermentação lenta/ Foto de Instagram Gleba.

Nos últimos meses têm sido só novidades na Gleba. Depois da abertura da loja online e de passar a fazer entregas em todo o País, a marca abriu mais uma padaria em Lisboa. Os vários pães artesanais já podiam ser comprados em Alcântara, na loja que também é fábrica onde está toda a zona de produção, e desde esta quarta-feira, 17 de fevereiro, que podem ser pedidos em Alvalade.

Nos últimos dias, a marca tem partilhado no Instagram algumas imagens sobre esta novidade. Começou por dizer que ia abrir um novo espaço em Lisboa, e só depois revelou que seria em Alvalade e a rua onde ia inaugurar: na Rua Acácio Paiva.

Esta quarta-feira, 17, anunciou a abertura. “Já abrimos a nossa nova Padaria de Alvalade e temos tudo a postos para o receber. Pão fresco todos os dias das 8h às 20h30. Venha visitar-nos”, lê-se na descrição da imagem.

Atrás do balcão da nova padaria da Gleba encontra as diferentes variedades de pão da marca. Entre os destaques estão os pães de espelta do Alentejo, de trigo alentejano, de trigo barbela, de quinoa, a broa de milho, de sementes, de alfarroba, de centeio ou de trigo e sementes, ou os doces panettones. Na vitrine  tem ainda sugestões individuais, como os buns de abóbora, de alfarroba ou de tomate.

Do lado oposto estão à venda outros artigos com os quais a marca tem pracearias. Há azeite da Herdade do Esporão, café artesanal, broas e até farinhas.

A padaria artesanal foi inaugurada em janeiro de 2017.  Diogo Amorim é o fundador do projeto. Trabalhou em várias cozinhas de Portugal, na Suíça e em Inglaterra, como o Fat Duck, do famoso chef Heston Blumenthal, com três estrelas Michelin, onde aprendeu a fazer pão de forma natural. A primeira loja da Gleba fica em Alcântara.

Está na Rua Maria Pia desde o verão de 2020. Antes estava na Rua Prior do Crato, não muito longe dali. A Gleba só usa farinhas de moleiro feitas a partir de cereais portugueses. Todo o pão que fazem é de fermentação natural.

As massas descansam em frio, entre os 8ºC a 10ºC por um período nunca inferior a 24 horas. Já no forno o tempo depende sempre da variedade que está a ser cozida. Quando foi feita a passagem para o novo espaço de Alcântara passaram a usar um forno com cinco entradas em altura, que chegou da República Checa.

A nova Gleba fica em Alvalade.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua Acácio Paiva, 3 B, Lisboa
    1700-005 Lisboa
  • HORÁRIO
  • Das: 08:00
  • Às: 20:30
PREÇO MÉDIO
Menos de 10€
TIPO DE COMIDA
Padaria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT