cafés e bares

Hélder, do “Hell’s Kitchen”, abre loja de cronuts e cinnamon rolls na Margem Sul

É um donut e croissant num só e pode ser pedido com vários sabores. O espaço fica em Almada, mas também faz entregas em Lisboa.
São vários os sabores disponíveis.

Depois de terminar as gravações de “Hell’s Kitchen”, Hélder Guimarães, 32 anos, começou a interessar-se mais por pastelaria e foi em conversa com Daniela da Silva, outra das participantes da primeira edição do programa da SIC, que teve conhecimento dos cronuts, este doce que é uma mistura entre donut e croissant.

“Falou-me dos cronuts, que já eram bastante conhecidos lá fora, porém ainda por explorar em Portugal. Fez-me todo o sentido ser o maior impulsionador do conceito por cá.”

Em fevereiro deste ano começou a criar as primeiras massas e em março surgiu o projeto oficialmente, o GoNutspt. Depois de uns meses de pausa, em que esteve a apoiar projetos de amigos, Hélder voltou em força à produção — e logo com novidades.

Quando falou com a NiT em abril sobre este conceito já tinha ideia de criar um espaço físico para vender as várias sugestões. A loja chegou no início de agosto. Neste momento, apenas funciona como take-away. Fica na Margem Sul, na Rua da Judiaria.

É possível fazer uma encomenda e levantar mais tarde. Ou então passar por lá, mas atenção que o stock é limitado devido à produção que é feita diariamente. Apesar da abertura deste espaço, estão ainda a ser feitas entregas para Lisboa, às sextas e aos sábados, com uma encomenda mínima de três cronuts.

“Quando fiz o meu primeiro cronut lembro-me de provar e pensar: ‘isto está muito bom, tenho de dar a mais pessoas a provar´.” Chegar à massa foi um processo que demorou algum tempo já que é precisa alguma técnica para a dominar.

Hélder Guimarães foi um dos concorrentes do “Hell’s Kitchen”.

“É uma massa que funciona como um híbrido entre a massa fofa e massuda de um donut e a massa crocante e folhada de um croissant. Leva, normalmente, de um dia para o outro a ser feita. Neste momento, é uma receita adaptada entre várias que fui encontrando pela Internet e adaptei ao meu gosto.”

Começou com seis sabores, em março, mas neste regresso apresenta mais opções. Tem o New York New York, com glacé de baunilha, crumble de brownie e recheio de morango; o Coco-Bueno, com Nutella, coco ralado, avelã caramelizada e recheio de creme pasteleiro; ou o Manga e Pistacho, com uma ganache de pistachio, coulis de manga e recheio de manga.

O Oreo Bite é outra das sugestões. Junta recheio de Oreo, cobertura de chocolate e Oreo aos pedaços por cima. Há ainda uma versão para os fãs de manteiga de amendoim, com molho de chocolate e pedaços de amendoim tostado. Cada um custa 3,50€.

Tal como os donuts, os cronuts também são fritos. Precisam de levedar por duas horas antes de serem dourados em óleo, tudo para que o resultado final fique perfeito.

Novidades são também outros produtos que passam a fazer parte da oferta da GoNutspt, além dos cronuts. Falamos dos cinnamon roll. Existem vários sabores disponíveis. Tem, por exemplo, com caramelo salgado, de chocolate negro e marshmallow, de creme de queijo e pintarolas ou o mais clássico, só com uma calda de açúcar.

Hélder Guimarães não foi o único concorrente do programa da SIC a criar um negócio próprio. Carregue na galeria para conhecer melhor estes e outros projetos dos participantes desta primeira edição do “Hell’s Kitchen”.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua da Judiaria, 21, Almada
    2800-116 Almada
  • HORÁRIO
  • Das: 15:00
  • Às: 20:00
  • Sábado das : 10:00
  • Às: 15:00
  • Fecha domingo e segunda.
PREÇO MÉDIO
Menos de 10€
TIPO DE COMIDA
Café

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT