Cafés e Bares

Mais de 3 toneladas de carne e bacalhau apreendidas pela ASAE no valor de 93 mil euros

A operação da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica decorreu em Braga, Vila Nova de Famalicão e Vila Verde.
As apreensões acresceram a um valor de 93 mil euros.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 33,3 toneladas de bens alimentares, mais especificamente produtos como carne e bacalhau, no valor de 93 mil euros.

A operação de fiscalização a entrepostos frigoríficos decorreu nos concelhos de Vila Verde, Vila Nova de Famalicão e Braga.

Os produtos não cumpriam os requisitos gerais e específicos de higiene e a ASAE detetou também uma falta de licenciamento.

“Após a realização de perícia aos produtos apreendidos, foram considerados impróprios para consumo cerca de 3,1 toneladas daqueles géneros alimentícios, apresentando-se na sua maioria anormais,  com as datas de durabilidade mínima e de limite de consumo ultrapassadas. Foi também detetada a falta de requisitos e rastreabilidade dos produtos, pelo que foram encaminhados para processamento em unidade de transformação de subprodutos”, explica a autoridade em comunicado.

Também foi determinada a suspensão de estabelecimentos de comércio e de armazenagem de géneros alimentícios de origem animal.

“A ASAE continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores”, garantem.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT