cafés e bares

As novas gelatarias que tem de conhecer para aproveitar o verão (em cone ou em copo)

Do Porto ao Algarve, há novidades que tem de conhecer. Junto à praia ou no meio da cidade, um gelado vai calhar sempre bem.
Agora só tem de pensar nos sabores.

É de gelatarias de falamos, mas neste espaço do Porto um dos destaques tem de ser dado à fonte de chocolate. Está a funcionar durante todo o dia na Lavoratta, o novo spot da cidade, e serve de topping para as várias sugestões que são servidas. Apetece passar por lá o dedo, mas não o pode fazer. É quase como um museu,  mas com a vantagem de, no final, poder experimentar.

Outra das características desta gelataria é que pode selecionar uma combinação de sabores e depois decidir se quer que seja servida com waffles, crepes ou panquecas. Entre as sugestões possíveis tem a Lavoratta (7,50€), com mini bolas de gelados de caramelo salgado e chocolate, topping de manteiga de amendoim e chocolate; e a Banoffee (5,50€), com gelado de caramelo salgado, topping caseiro de caramelo salgado, banana e chantilly.

E claro que pode ir para algo mais simples, só com bolas servidas em cone ou no copo, e com um topping da tal fonte de chocolate. Esta é apenas uma das mais recentes novidades de gelatarias que chegaram a Portugal nos últimos meses. Do Porto ao Algarve, há muito para conhecer.

A Santini, por exemplo, estreou dois espaços nos últimos meses. Por um lado, abriu a primeira gelataria na região algarvia, em Faro, depois passou também a estar disponível num espaço pop up na Costa da Caparica, na Margem Sul.

A Gelatopia é outra das novidades. A marca começou no Porto e chegou a Lisboa com a abertura de lojas em Alvalade e da mais recente em Campo de Ourique, este mês de junho. Aqui os gelados são conservados a  13º graus negativos, tudo para que fiquem mais cremosos e sem cristais de gelo. Carregue na galeria para conhecer estas e outras novas gelatarias.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT