cafés e bares

O novo café de Lisboa tem o bolo de chocolate mais feio (e delicioso) da cidade

Fica perto do Jardim do Arco do Cego e pertence à atriz Maria João Abreu, que o abriu com o marido, a nora e o filho.
É feio, mas muito saboroso.

Há o melhor bolo de chocolate do mundo e depois também pode experimentar o bolo de chocolate mais feio de Lisboa. Está disponível à fatia no À da Maria, o novo café da cidade. Abriu perto do Arco do Cego e pertence à atriz Maria João Abreu em conjunto com o marido, a nora e o filho. A inauguração aconteceu a 4 de março.

Custa 3,50€ e só de aspeto é que é feio. Não se preocupe com as dietas porque aqui não há glúten, lactose ou açúcar. “Ele fica assim meio desengonçado, mas é muito saboroso”, garante à NiT a atriz Rita Raposo, 29 anos, a nora de Maria João Abreu.

“O trabalho no mundo artístico é sempre efémero. Enquanto não estávamos a trabalhar na área, eu e o Ricardo [o marido], procurávamos rendimentos em vários espaços de hotelaria e restauração.” Ganharam experiência e agora decidiram apostar num espaço próprio. A loja do Arco do Cego já era usada desde 2015 por Maria João Abreu e o marido, João Soares, para um outro negócio: uma lavandaria.

“Estivemos em obras desde agosto. Criámos uma decoração muito ao estilo dos anos 20, 30 e 40 com vários quadros criativos e uma parede de tijolo.” Nos últimos anos, Rita esteve um pouco desligada do mundo artístico depois do nascimento dos dois filhos, por isso quis também procurar um trabalho noutra área. A ideia do café surgiu em conjunto na família.

“Eu costumo estar cá de manhã e à tarde com o Ricardo. O João e a Maria João costumam vir ajudar na altura dos almoços.” Por enquanto, o espaço apenas abre durante a semana. A partir das 8h30 já pode passar por lá para experimentar o bolo de chocolate, mas não só.

No menu encontra tostas grandes de frango e pasta de atum, saladas, sopas e crepes doces e salgados. Há ainda as bowls da moda e algumas preparações caseiras como a manteiga de amendoim, que serve para os crepes; e a granola, para adicionar ao iogurte.

Acompanhe com as cervejas artesanais ou com os sumos naturais preparados com super alimentos, como matcha ou spirulina.

O À da Maria tem capacidade para 18 pessoas — estão ainda à espera que seja montada a esplanada. No piso inferior fica a casa de banho. Foi criado um cenário, assumidamente assustador, com uma boneca num baloiço a ver televisão e a indicar o caminho.

Quem manda nisto tudo?

Nome: Rita Raposo
Idade: 29 anos
Prato favorito: crepe de frango
Maior guilty pleasure: doce de nozes com nozes
Convença-nos a visitar este espaço: “É um espaço intemporal com muitas maravilhas para experimentar.”

Carregue na galeria para saber mais sobre o À da Maria.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Av. Duque D’Ávila 8D 1000-140
    1000-140 Lisboa
  • HORÁRIO
  • De segunda a sexta das 10h às 15h
PREÇO MÉDIO
Menos de 10€
TIPO DE COMIDA
Café

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT