cafés e bares

O casal que se apaixonou por Portugal e abriu uma padaria francesa em São Bento

Rémy e Cynthia são os responsáveis pela nova Moon Boulangerie. O projeto começou pelo Pinhal Novo e chegou a Lisboa.
Há muito para experimentar.

Não é a primeira e nem será certamente a última história de estrangeiros que se apaixonam por Portugal e decidem mudar-se com a família para o País. O caso mais recente é o de Rémy, 38 anos e Cynthia, com 37, franceses, com uma filha, que abriram no final de 2020 uma padaria artesanal em São Bento, em Lisboa. Na Moon Boulangerie, os croissants são um dos destaques, claro, mas há muito mais para experimentar.

O projeto já tinha arrancado no início de 2020 com um atelier na zona do Pinhal Novo, onde mantêm toda a produção. Em 2020 começaram a vender os pães e sugestões de viennoiseries, com massa folhada, nos concelhos vizinhos, mas estava na altura de chegarem a Lisboa.

“Quando nos apaixonámos pelo País, numas férias, percebemos que este era o lugar certo para nos instalarmos”, explicam à NiT. Demoraram alguns meses até chegar, mas ainda assim decidiram arrancar com o negócio ainda sem o espaço de venda em Lisboa.

Antes de se dedicarem à pastelaria e padaria, Rémy e Cynthia trabalhavam em retail de luxo em cidades como Paris, Milão ou Boston. Tudo mudou com o nascimento da filha.

“A Cynthia sentiu a necessidade de mudar de vida. Frequentou uma escola de padaria em Paris, a Ecole de Gastronomie Française Ferrandi. Abrir a  Moon Boulangerie é uma conquista”, conta Rémy.

Enquanto que a mulher está mais dedicada aos pães e brioches, Rémy trabalha a área dos viennoiseries, com a qual também está mais à vontade. Alguns dos ingredientes que usam chegam de França.

“Todas as farinhas são orgânicas e chegam de França, produzidas com cereais locais. Fora isso, temos muito orgulho em usar ingredientes portugueses.” Estão sempre a trabalhar em novas opções para apresentar mais produtos a quem os visita em São Bento.

As sugestões de massa folhada são a especialidade.

“O principal objetivo foi trazer um pão orgânico feito com uma fermentação lenta, mas também os viennoiseries de primeira qualidade.” Entre os produtos mais vendidos estão o pão nórdico, uma mistura de três farinhas e seis sementes, e o brioche com mascarpone e flor de laranjeira.

Por norma, os pães têm 500 gramas. Há ainda as opções de damasco e avelã, trigo sarraceno e sementes de abóbora, pão de centeio, espelta ou e avelãs. As baguetes também não faltam, tal como os croissants folhados, os pain au chocolat, o chausson aux pommes, o folhado de maçã, ou o pain aux raisin, que é mais conhecido em Portugal como caracol.

O nome, Moon Boulangerie, é fácil de explicar. “Em França, dependendo da forma como está, a lua é chamada de ‘croissant de lune’. É também o segundo nome da nossa filha”. Há o objetivo de conseguirem ter um atelier aberto em Lisboa e não apenas um ponto de venda. Ainda assim, o continuar a apresentar produtos de qualidade da pastelaria e padaria francesa é outra das metas.

“Queremos continuar a desenvolver a nossa oferta sempre com a qualidade e os valores da Moon Boulangerie.”

Os pães são de fermentação lenta.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua de Santo Amaro, 6a, Lisboa
    1200-803 Lisboa
  • HORÁRIO
  • De quarta a sábado das: 09:40
  • às: 15:00
PREÇO MÉDIO
Menos de 10€
TIPO DE COMIDA
Padaria, Pastelaria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT