Cafés e Bares

O donut vegan com pavlova — a gulodice que ninguém pediu mas todos querem experimentar

A mais recente sobremesa vegan da cidade vai estar disponível durante as próximas semanas nas lojas da Scoop ‘n Dough.
O doce vai estar disponível até ao final de junho.

A Scoop ‘n Dough já nos habitou a apresentar donuts que vão além dos clássicos só com glacé por cima ou recheio. Neste espaço dos Restauradores, em Lisboa, os doces são tratados como obras de arte, cheios de camadas e várias combinações. Uma das mais recentes sugestões é preparada com morangos e parece uma pavlova.

O topping tem uma alternativa vegan à típica sobremesa feita com claras. Como na Scoop ‘n Dough é tudo vegan tiveram de encontrar uma alternativa os ovos. A massa do donut é recheada com uma compota caseira de morango que leva xarope de sabugueiro, também feita no local.

“Em linha com o nosso trabalho de privilegia os ingredientes locais e sazonais, idealizámos um donut que vai mudando de sabor conforme a fruta da época”, explica à NiT Jimite Kantelal, um dos responsáveis pela marca.

O novo sabor irá estar disponível pelo menos até ao final do mês de junho. Cada donut custa 4,90€. “Vamos ainda apresentar um novo produto com base no desperdício criado pela produção desta sobremesa.” Por enquanto, ainda não revelam o que será, mas em breve a nova criação será partilhada nas redes sociais da Scoop ‘n Dough.

Outra das recentes novidades da marca é o Birthday Doughnut Cake, um bolo de aniversário com a massa de donut. Tem três andares, creme de manteiga vegan de baunilha e doce de framboesas, tudo caseiro, como é habitual na marca.

O projeto da Scoop ‘n Dough arrancou como gelataria 100 por cento vegan em maio de 2019. Aos gelados juntaram-se os donuts artesanais, preparados sem ingredientes de origem animal. São produzidos diariamente no espaço na zona dos Restauradores.

Limão e sementes de papoila; chocolate e avelã; framboesa e baunilha; crumble e maçã; banoffie pie e tiramisu são alguns dos sabores de donuts disponíveis. A marca só tem lojas em Lisboa — nos Restauradores e no El Corte Inglês —, mas de vez em quando faz pop ups noutras zonas do País — como aconteceu no final de março no Porto.

Carregue na galeria para conhecer outras novas propostas vegan da capital.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT