Cafés e Bares

O melhor pastel de nata de Lisboa está na Pontinha. Custa apenas 1€

A Casa do Padeiro abriu portas em 2012. Seguem um método de confeção bastante tradicional, mas tem alguns segredos.
São bastante cremosos.

Se há algo que não falta em Lisboa — e em Portugal, na verdade — são pastelarias e cafés com os famosos pastéis de nata. Com tanta oferta, é difícil encontrar os melhores. Se mora na capital ou arredores não precisa de fazer uma longa viagem para os encontrar, basta deslocar-se à Pontinha, no concelho de Odivelas.

Os pastéis de nata da Casa do Padeiro ficaram em primeiro lugar no 18.º Congresso dos Cozinheiros que, esta segunda-feira, 26 de setembro, escolheu os melhores região de Lisboa.

Não é a primeira vez que a pastelaria concorre, mas a vitória é inédita. A fechar o top três dos espaços com os melhores pastéis de nata encontramos a Aloma, em Campo de Ourique, e a Patyanne, em Castanheira do Ribatejo. No ano passado ocuparam estas mesmas posições, mas a Padaria da Né, na Damaia foi a vencedora.

A Casa do Padeiro, localizada na Avenida do Vale Grande, é chefiada pelo pasteleiro Bruno Francisco, de 40 anos. Em conversa com a NiT confessou estar “muito feliz com esta vitória”. A pastelaria abriu em 2012 e há dez anos que a cada hora a hora sai uma nova fornada com a especialidade.

“O pastel de nata é um doce típico de Lisboa, pelo qual todos os portugueses têm um carinho especial. Nós tentamos fazê-lo da melhor forma”, explica. Recorrem ao modo de confeção tradicional, usam “farinha e margarina para fazer a base folhada, e leite no creme”. Os seus pastéis têm também “sabor a limão e canela” e “outros segredos” que não revela — afinal, é essa a magia. Além de serem muito “cremosos”, são baratos: custam apenas 1€ cada.

Este ano, o Congresso dos Cozinheiros decorreu no Nirvana Studios, em Oeiras. Os jurados foram Virgílio Nogueiro Gomes, Isabel Zibaia Rafael, Daniel Leitão, Catarina Amado e Andreia Moutinho, que realizaram provas cegas dos diferentes pastéis de nata a concurso.

Carregue na galeria para conhecer outros doces que pode provar em Lisboa.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Avenida Vale Grande, 15
    1675-274 Lisboa
  • HORÁRIO
  • De segunda-feira a sábado das 6h30 às 20h
  • Domingo das 8h às 13h
PREÇO MÉDIO
?

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT