A Padaria Portuguesa lançou a novidade perfeita para quem quer cortar o sal pela raiz sem cortar no consumo de pão. Quem o diz é a própria marca, já que se trata de uma receita artesanal naturalmente salgada com salicórnia qampo.
Proveniente da Ria de Aveiro, a salicórnia é extraída de uma planta autóctone em Portugal, que cresce em sapais, estuários e também em salinas. É, portanto, uma planta que salga os alimentos e que contém menos 75 por cento de sódio do que o sal marinho tradicional. Torna-se, assim, uma alternativa mais saudável ao tempero mineral. Planta com um aroma especial, tem ainda uma capacidade de armazenamento dos respetivos sais, o que lhe confere um elevado valor nutricional.
Benefícios da salicórnia
Pode já ter passado por ela várias vezes e nem se ter apercebido, uma vez que esta planta prima pela descrição. Idêntica aos espargos pelo aspeto carnudo e escamoso, é muito conhecida pelo seu sabor salgado e pelos benefícios que tem para a saúde. Características que fazem com que seja considerada um superalimento que pode ser incluído em vários pratos.
A salicórnia era utilizada para fins terapêuticos, sobretudo durante a Segunda Guerra Mundial, época em que era conservada em gelo e comercializada como “espargo do mar” para consumo humano. Deixou de ser tão consumida, para mais tarde reaparecer como um ingrediente gourmet, a figurar em saladas, sopas e pratos de peixe. Se for desidratada ou triturada, pode usá-la como especiaria. Neste último uso, refere a nutricionista Ana Bravo à NiT, “é uma excelente alternativa para diminuir ou até mesmo eliminar a ingestão de sal — que está associado a diversos problemas de saúde —, sem retirar sabor aos seus pratos”.
Além da vantagem clara oferecida pela redução do teor de sódio dos alimentos, a salicórnia é ainda uma boa aliada para quem está em processo de perda de peso ou sofre de um dos problemas mais comuns das mulheres no verão: as pernas inchadas. “Como é rica em fibra e minerais como o ferro, o potássio e em vitaminas A, B e C tem um poder diurético e medicinal”, sublinha a especialista em nutrição. E continua: “todas estas características conferem-lhe um caráter imuno-estimulante, antioxidante e anti-inflamatório”.
O pão de trigo barbela e salicórnia está disponível em todas as lojas da Padaria Portuguesa, empresa fundada em 2010, até final de janeiro, de quinta-feira a domingo. Custa 3€.
“É mais uma iniciativa d’A Padaria Portuguesa que comprova a aposta da marca em inovar através de matérias-primas de maior qualidade, privilegiando a origem local e o menor impacto ambiental”, explicam em comunicado.
A Padaria Portuguesa decidiu, no 10.º aniversário, acrescentar novidades à carta. Substituiu o café tradicional por um blend exclusivo de café orgânico com origem em fazendas certificadas nas Honduras, Peru, Índia e Congo; trocou as farinhas industriais pelas de moleiro; e criou um novo foco em projetos de economia circular, que transformam os maiores desperdícios em loja em novos recursos.
Carregue na galeria para espreitar algumas das propostas que pode provar nos vários espaços da marca espalhados pelo País.