Cafés e Bares

Onde é que já vimos isto? Depois da McDonald’s, russos lançam cópia da Starbucks

A nova cadeia foi inaugurada esta sexta-feira, 19 de agosto, depois do encerramento das lojas da marca americana em março.

Anton Pinskiy, dos novos donos da cadeia russa Stars Coffee, ainda tentou negar o óbvio. Manteve-se “a figura feminina” e o formato circular do logótipo. “As perceções das pessoas podem ser diferentes, mas se os compararem, à exceção do círculo, não vão encontrar nada em comum.” Infelizmente para o gestor de restaurantes, o público é capaz de colocar os logótipos lado a lado e reparar na cópia quase exata do símbolo da cadeia norte-americana.

No logo da Stars Coffee permanece a figura feminina de cabelos longos e com uma estrela no topo da cabeça. À sua volta, numa margem circular, outras duas estrelas, condizentes com o antigo símbolo da marca americana, atualizado em 1992. O verde mantém-se. O preto deu lugar a um castanho escuro, uma “cor mais masculina”, refere Timati.

A nova empresa, que é gerida pelo rapper Timati e por Pinskiy, abriu as suas primeiras lojas esta sexta-feira, 19 de agosto. É a segunda grande operação de retaliação contra as marcas americanas que interromperam a sua atividade no país como forma de protesto contra a invasão da Ucrânia.

Depois de as centenas de lojas da McDonald’s se terem transformado na Saboroso e Pronto, foi a vez dos cafés da conhecida empresa norte-americana serem ligeiramente modificados para continuarem a trabalhar, agora sob uma gestão com a aprovação do Kremlin. Do outro lado do mundo, a Starbucks não quis fazer qualquer comentário ao uso evidente do nome e da sua marca. A voz é assim dada aos consumidores russos, que irão procurar na Stars Coffee aquilo de que gostavam na marca americana.

Segundo os novos donos, encontrar fornecedores não foi um problema. Os grão usados para fazer o café viajam da América do Sul e de África. Tudo o resto é de produção russa. “Temos um produto que acreditamos que irá ser competitivo”, explicam, citados pela “Reuters”.

As 130 lojas da Starbucks na Rússia encerraram em março e foram necessários apenas cinco meses para transformar toda a operação numa cópia. A primeira inauguração da Stars Coffee ocorreu em Moscovo e outros locais deverão seguir-se, de forma gradual

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT