Cafés e Bares

Os 10 melhores bares que abriram em 2022 em Lisboa

Há conceitos únicos e surpreendentes entre as propostas que abriram na capital e que merecem uma visita nos próximos meses.
Fotografia: Louis Hansel no Unsplash.

Se é certo que 2022 ficou marcado pela abertura de muitos e bons restaurantes em Lisboa, também o é que, em termos de novos bares, a capital assistiu a inaugurações igualmente interessantes no decorrer do ano.

Uma das mais recentes aconteceu a 30 de novembro graças a Constança Cordeiro (32 anos), que no verão de 2018 já tinha presenteado a cidade com a Toca da Raposa, onde apresenta criações de autor surpreendentes. O espaço recém-inaugurado, contudo, destaca-se por servir cocktails que são criados como se de perfumes se tratassem.

“Cada bebida nasce de um processo muito experimental e do apuramento de técnicas particulares, com as quais conjugo entre 10 a 15 ingredientes, que não aparecem listados no menu. Isto porque é o todo, e não o individual, que importa. Daí o nome do bar, que vem de uniflavor. Harmonizamos as frutas, do morango à manga e do maracujá à meloa; os cereais; as plantas silvestres e os minerais nacionais para criarmos sabores únicos e distintos, que não se encontram noutro lado”, explica à NiT a responsável.

Outra proposta bastante atrativa é o Downstairs at Betty’s, que abriu ao público a 11 de novembro. O projeto de Matt Colaguiri, artista visual norte-americano a viver em Lisboa há quatro anos que tem na avó Betty a principal inspiração.

“Na infância, a minha família celebrava os Natais na casa dos meus avós e, depois da ceia e de abrirmos os presentes, íamos todos para o sótão ao fundo das escadas, sentávamo-nos à volta do piano e continuávamos a festa com música. Esta é uma das memórias mais felizes que guardo e quis não só replicá-la dentro do possível, para a reviver, mas também para fazer com que outros pudessem sentir a mesma sensação”, conta.

Para isso, construiu um sítio retro no qual a avó, também ela uma artista, se faz notar em cada canto. “Ela morreu quando tinha 16 anos, mas tudo o que recordo é uma pessoa cheia de vida e cor. Quis que o Downstairs at Betty’s representasse isto mesmo”, acrescenta.

Se passar por lá, vai deparar-se, portanto com “um conceito muito popular em Nova Iorque, com músicos a tocarem piano ao vivo, todos os dias. Depois, se o público quiser, pode acompanhar a melodia. Não é um espaço pensado para a performance ou exibição propriamente dita, e sim para quem, efetivamente, gosta de cantar e apreciar uma boa música, sem microfone, holofotes ou julgamento”.

Carregue na galeria para conhecer, em detalhe, os melhores bares que abriram em Lisboa este ano.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT