Cafés e Bares

Os criativos pastéis de nata de sardinha e caipirinha têm nova loja no Norte do País

Abriu a 30 de abril, no Peso da Régua, e tem receitas doces e salgadas para todos os gostos. Variedade não falta.

O pastel de nata de vinho do Porto é uma das estrelas da companhia da Natas D’Ouro. E não há local onde faça mais sentido comê-lo do que nas margens do rio, a dois passos do Douro vinhateiro. A nova loja da cadeia abriu a 30 de abril, precisamente no Peso da Régua.

A oferta inclui a receita tradicional, claro, mas também um vasto leque de criações inusitadas. Há pastéis de nata de limão, de sardinha, chocolate, frango, laranja, legumes, carne, caipirinha, bacalhau, alheira e até um pastel de Bolo Rei.

O 13.º espaço da Natas D’Ouro mantém-se fiel à decoração em tons de negro das restantes lojas, incluindo além-fronteiras, em países como Espanha e Suíça.

A marca foi criada por Filipe Soares, pasteleiro de 40 anos. Em 2017, decidiu experimentar algo diferente e arriscar num conceito diferente e desafiador. Natural de Braga, nasceu numa família ligada à pastelaria. Os pais tiveram um café na cidade minhota e Filipe cresceu a ajudá-los.

O primeiro espaço da cadeia abriu no Porto em 2017 e, para celebrar a ocasião, criou um pastel de nata com vinho do Porto. “A partir daqui começaram a surgir novos sabores”, conta à NiT. E cada um é mais insólito do que o anterior.

No verão de 2023 lançou pastéis de nata com sabor a sardinha e broa, legumes e alheira. “No portefólio também temos as natas de caipirinha, laranja e limão”, explica.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Natas D’Ouro (@natasdouro)

A Natas D’Ouro era uma pastelaria. Salgados, nem vê-los. Tudo mudou em 2018, com expansão da marca para Espanha, mais concretamente para a Galiza, em Pontevedra. “Os espanhóis gostam muito de salgados logo pela manhã e reparei que nas lojas só tínhamos as versões doces. Aproveitámos a base muito crocante das natas e começámos a fazer novas receitas com frango e bacalhau.”

Esta decisão acabou por ser recompensada e, sem dar por isso, esgotava diariamente muitos dos diferentes pastéis naquela loja de Espanha e nas de Portugal, onde tem lojas em Vila Nova de Gaia, Braga (com quatro) e Porto. Para conseguir dar resposta à procura, acabou por criar uma fábrica em Esposende.

Ali produz cerca de 180 mil natas por mês — e foi graças a esse espaço que conseguiu inaugurar outras lojas pela Europa. De 2018 em diante, já chegou a cidades como Madrid, Vigo, Palma de Maiorca e Genebra.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Avenida João Franco
    5050-226 Peso da Régua
  • HORÁRIO
  • Das 7h às 22h
PREÇO MÉDIO
Menos de 10€
TIPO DE COMIDA
Café, Pastelaria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT