Como tudo o que é orgulhosamente carregado ao peito pelos portugueses, qualquer alteração pode ser um duro golpe no conservadorismo — e irritar os tradicionalistas. Mas Filipe Silva decidiu arriscar com a receita dos famosos pastéis de nata e já conquistou locais e turistas com os sabores mais invulgares. Agora vai levar os sabores até Albufeira. A próxima Natas d’Ouro abre a 4 de abril.
Vinho do Porto, caipirinha, alheira e sardinha são apenas alguns dos sabores mais vendidos diariamente nas lojas da marca criada por Filipe Silva, um pasteleiro e empresário bracarense, em 2017.
A ligação de Filipe à pastelaria vem antes do surgimento da Natas d’Ouro . Nascido numa família de pasteleiros e com várias lojas na cidade, cresceu a aprender a amassar pão e a servir clientes nos diferentes espaços. Com o afastamento dos pais, assumiu o negócio das Pastelarias Soares e continuou a trabalhar para que a marca, reconhecida na cidade, crescesse. Mas entre 2016 e 2017 quis inovar e criar um conceito diferente. Pegou “no bolo mais português de sempre” e reinventou-o, criando assim o pastel de nata com vinho do Porto, em forma de barco, em homenagem às embarcações que transportavam a bebida.
Em plena pandemia de Covid-19, resolveu inovar mais uma vez. Foi aí que surgiu a ideia do franchise da Natas D’Ouro. “O objetivo era levar as nossas natas além fronteiras”, explica Sónia Dias, consultora da marca. E assim foi. Atualmente, o conceito está presente em Vigo, Palma de Maiorca, Pontevedra, Madrid e Genebra.
“No ano passado, a marca reparou que cá em Portugal tínhamos potenciais clientes que poderiam franchisar a marca no País, até porque até ao momento as únicas duas lojas (Porto e Braga) eram da própria marca”, conta Sónia. Na mesma altura inauguraram uma nova fábrica, na Apúlia, com showroom e uma sala de formação para dar a conhecer o potencial da marca aos interessados. Foi assim que se surgiu a abertura no Peso da Régua em maio de 2024 e agora a de Albufeira.
“A nova loja irá abrir numa localização muito estratégica e central, junto à Câmara Municipal. O objetivo é dinamizar a zona e levar algo muito português e muito bem recebido noutros pontos do País aos algarvios e turistas”, refere a consultora.

A Natas d’Ouro no Algarve vai ter uma capacidade para 90 lugares, numa loja com cerca de 130 metros quadrados e decorada à semelhança das restantes da marca, em tons de preto e dourado. Como seria de esperar, os protagonistas são os pastéis de nata. Nas opções salgadas encontra propostas como legumes, sardinha, carne, alheira, frango e bacalhau.
“Todos os sabores por detrás dos nossos pastéis têm uma história. O primeiro foi o de vinho do Porto e depois seguiu-se o de chocolate e caipirinha. Quando a marca chegou a Espanha, os clientes pediam-nos muito uma versão salgada. Nessa altura, lançámos a de carne, frango e bacalhau. Este último é um ingrediente que os espanhóis gostam muito, mas nós portugueses também. A alheira é um produto minhoto, mas os enchidos também são muito do norte. Já a sardinha foi em homenagem ao São João. A de bolo-rei com gila foi criada por altura do Natal e como foi um sucesso decidimos transformá-la numa proposta para o ano inteiro”, explica.
No campo das alternativas doces há propostas para todos os gostos, para quem é fã de citrinos e até para os mais gulosos. Pode escolher entre limão, laranja, caipirinha, vinho do Porto, chocolate ou tradicional. Uma nata tradicional vai custar 1,90€. Já as doces são 2,30€ e as salgadas 3,50€.
Se preferir, pode levar caixas com três ou seis unidades. Os preços variam entre os 9,90€ e os 17,50€, dependendo se quer só doces ou salgadas, ou uma mistura de todas. Para acompanhar pode escolher um café e o combinado fica por 2,90€, um cálice de vinho do Porto (5,50€ com oferta da nata) ou um copo de espumante pelo mesmo preço.
A inovação e ousadia são duas imagens de marca da cadeia, que lançou um novo produto: o café d’oro, ou seja, com creme de pastel de nata. A versão quente custa 2,90€ e a versão gelada 4,50€.
