cafés e bares

Os leitores da NiT decidiram: estes são os melhores pastéis de nata de Lisboa

Estavam mais de 10 cafés a concurso. Durante uma semana, as votações estiveram abertas, com canela e açúcar em pó à mistura.
A Fábrica da Nata foi a grande vencedora.

Durante a última semana, colocámos os leitores da NiT a provar pastéis de nata em Lisboa. Pelo menos, os que não tinham bem a certeza do café em que iam votar (o que é sempre uma boa desculpa). Quisemos saber quais eram os melhores da cidade. Simples, com açúcar em pó ou canela, colocámos em votação mais de dez espaços e só um deles podia sair vencedor desta eleição tão, ou mais, importante do que as presidenciais americanas.

Com 40,9 por cento dos votos, o pastel vencedor é o que todos os dias sai dos fornos dos vários espaços da Fábrica da Nata. Foram 5584 os leitores que os consideraram como os melhores da cidade. O top 3 desta eleição da NiT é fechado com a pastelaria Versailles, em segundo lugar, com 38,3 por cento; e com os cafés da Bagga, com 1299 votos (9,50 por cento).

O que não faltam são espaços onde pode provar estes pastéis que foram considerados os melhores da cidade pelos leitores da NiT. A primeira Fábrica da Nata abriu em março de 2016 na Praça dos Restauradores, em Lisboa. 

Em abril de 2017, os pastéis viajaram também para a Rua Augusta, na Baixa da cidade. Já em julho desse ano chegou a primeira loja ao Porto, na Rua de Santa Catarina. A segunda abriu em dezembro de 2019. A quinta loja da marca, que pertence ao grupo Primefood, fica em Sintra, e foi inaugurada em setembro deste ano.

É possível acompanhar todo o processo.

Aqui os clientes não se limitam a escolher se querem um mais ou menos queimado da vitrine. Desde o creme ao colocar da massa e à entrada no forno, é possível acompanhar todos os processos na produção nos vários espaços. Os pastéis ficam a cozer a 350 graus durante alguns minutos.

Podem ser pedidos simples, mas também em degustação com um copo de vinho do Porto. A marca está ainda presente nas plataformas de delivery, com entregas ao domicílio a partir da Glovo ou da Uber Eats.

Nesta eleição da NiT, concorriam ainda os pastéis da Manteigaria, Aloma, Fim de Século, Pastelaria Batalha, Alcôa ou Confeitaria Nacional.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT