Cafés e Bares

Pastéis portugueses são os dois primeiros na lista dos 100 melhores doces do mundo

E há mais duas especialidades tipicamente nacionais no ranking elaborado pelo TasteAtlas. Advinha quais são?
Fotografia: iSAW Company no Unsplash.

Ainda que os portugueses não tenham dúvidas de que a cozinha nacional, de um modo geral, está entre as melhores do mundo, é sempre bom quando o reconhecimento internacional se manifesta. Desta vez, foi a TasteAtlas, que funciona como “uma enciclopédia de sabores, um atlas mundial de pratos tradicionais, ingredientes locais e restaurantes autênticos”, a dar-lhe destaque.

Num ranking, com 100 entradas, composto pelos melhores doces de pastelaria, a plataforma gastronómica destacou quatro propostas nacionais. Duas delas ocupam, inclusive, as duas primeiras posições da lista. Falamos do pastel de Belém e do pastel de nata, que conseguiram, respetivamente, o primeiro e o segundo lugar. O pódio fica completo com focaccia di recco col formaggio, uma especialidade italiana.

“O Pastel de Belém é uma tarte tradicional portuguesa de creme de ovos e um antecessor do famoso pastel de nata. As tartes são feitas com uma casca de pastel que é recheada com uma combinação de leite, ovos, açúcar, limão e canela. A primeira receita de pastel de Belém data de 1837, quando foi produzido pelos monges do mosteiro dos Jerónimos”, começa por explicar o guia.

Acrescenta: “Apenas as tortas de creme produzidas na Fábrica Pastéis de Belém podem ser chamadas pastel de Belém, enquanto todas as outras, produzidas pelas demais pastelarias de Lisboa, são chamadas de pastel de nata. Independentemente do nome, estas tortas podem ser servidas quentes ou frias”.

Em 26.º lugar, aparecem as bolas de Berlim, descritas como “donuts portugueses que são cortados ao meio e depois recheados com creme de ovos doce e cremoso”. A representação nacional neste TOP100 fica completa com os travesseiros de Sintra, “doces estaladiços feitos com uma combinação de massa folhada e um creme rico que consiste em amêndoas e gemas de ovo”. Estes aparecem na 94.ª posição.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT