Cafés e Bares

Pingo Doce, Continente e Auchan multados em 16,9 milhões de euros

As empresas foram acusadas de concertação de preços em produtos de higiene pessoal da Johnson & Johnson. A maior coima foi para o Continente.
Não é a primeira vez que estes supermercados são multados.

A Autoridade da Concorrência (AdC) aplicou esta quarta-feira, 26 de abril, coimas ao Modelo Continente, Auchan, Pingo Doce e Johnson & Johnson, acusando as marcas de concertação de preços de venda em produtos de cuidado pessoal e de higiene. A multa tem um valor total de 16,9 milhões de euros.

A maior multa foi para o Continente, que terá de pagar 7,65 milhões de euros. Seguiu-se o Pingo Doce (3,3 milhões), a Auchan (1,48 milhões) e a Johnson & Johnson, que vai ter de pagar 4,44 milhões de euros como penalização.

Segundo a Autoridade, as três distribuidoras acertaram de forma consciente os preços de retalho nos supermercados, “suavizando a concorrência, mediante contactos estabelecidos através do fornecedor comum [Johnson & Johnson], sem necessidade de comunicarem diariamente entre si”.

“Tal prática elimina a concorrência, privando os consumidores da opção de melhores preços, mas assegurando melhores níveis de rentabilidade para toda a cadeia de distribuição, incluindo fornecedor e cadeias de supermercados”, acrescenta a Autoridade da Concorrência.

O valor das multas é determinado de acordo com o volume de negócios das empresas em questão no ano em que as infrações foram cometidas. Esta não é a primeira vez que o Continente, Pingo Doce e Auchan são multados. Isso já tinha acontecido em junho do ano passado, com as coimas a chegarem aos 19,5 milhões de euros. Naquela altura, as cadeias foram acusadas de “terem participado num esquema de fixação de preços de venda ao consumidor” em produtos de cosmética e higiene. Em setembro, foram multados em 5,7 milhões de euros devida à concertação de preços em vinhos e bebidas espirituosas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT