Há poucos negócios que podem orgulhar-se de ter sobrevivido à crise financeira e à pandemia. Só entre outubro e dezembro de 2022 fecharam mais de mil estabelecimentos em Portugal, numa média de 14 encerramentos por dia, revelou a Associação de Hotelaria Restauração e Similares de Portugal (ARESHP). O Sacramento, restaurante icónico da Calçada do Sacramento, não só continua a atrair clientes como agora ganha um “irmão” para complementar a experiência. Hugo Landeiro, proprietário do espaço inaugurado em 2002, vai abrir um novo bar a 29 de novembro, lado a lado com o restaurante que gere há duas décadas.
Foi em 2003 que Hugo concretizou “o sonho de qualquer chef”. Depois de passar por cozinhas como a da Torre Vasco da Gama, do Sheraton, e do próprio Sacramento, decidiu assumir o papel de empreendedor. “Comecei aqui como chef de cozinha, fui crescendo e com 23 anos comprei o espaço. A coisa correu bem e duas décadas depois cá estamos”, conta à NiT.
Apesar de o restaurante continuar a ser um favorito entre turistas e locais, Hugo sentiu que era hora de inovar. “Os tempos mudam, os clientes também e sentimos falta de ter um local pensado para o pós-jantar, com música, para quem não quer ir logo para casa”, explica.
Com capacidade para 100 pessoas, o novo bar herda o nome Sacramento, mas apresenta um conceito e ambiente completamente diferentes. As playlists serão dominadas pelos hits dos anos 80 e o acesso será exclusivo, através de guest list, para garantir o conforto dos clientes. A decoração reflete a união entre o charme histórico da cidade e a modernidade do bairro, com sofás vermelhos de inspiração clássica e detalhes burlescos.
Os clientes do restaurante poderão transitar diretamente para o bar, mas quem preferir pode entrar por uma porta independente. Quem tiver fome a meio da festa, o bar oferece uma seleção de petiscos servidos até à uma.
A carta, pensada para ser prática e saborosa, inclui propostas como o Bife Club com molho especial (30€), croquetes com mostarda (8€/3 unidades) e linguini trufado (21€). Para partilhar, há tábuas de queijos e enchidos (18€) ou snacks leves como frutos secos (4€). Os doces não ficaram de fora: destaque para os Morangos à Sacramento (9€) e o Pijaminha, que reúne os bestsellers do restaurante (18€).
Nos cocktails, a criatividade domina: pode experimentar o Athena (13€), uma mistura de gin, goiaba, xarope de malagueta, alecrim e sumo de lima; ou o Blossom (13€), com rum branco, xarope de morango, infusão de rosas e frutos vermelhos.
O bar abre a tempo das festividades que se avizinham, mas o melhor é ficar atento às guest list.