A primeira cena de “Friends” decorre num café ficcional, o Central Perk. Tudo começa com Ross a desabafar com os amigos após se ter divorciado pela primeira vez (muitas outras se seguiriam). Com ele estão Monica, Chandler, Joey e Phoebe. É então que entra Rachel, que acabou de fugir do próprio casamento.
O espaço funcionava como ponto de encontro do quinteto e foi cenário de muitos outros momentos icónicos da série transmitida entre 1994 e 2004 (e que agora pode ser ver na íntegra na Netflix). Ross e Rachel trocaram o primeiro beijo no Central Perk, que também serviu de palco às hilariantes atuações musicais de Phoebe e de sala onde os amigos desabafavam sobre os seus problemas, dos mais corriqueiros às questões existenciais que os afligiam.
Milhões de fãs gostariam de poder visitar o famoso café (quiçá na esperança de se cruzarem com um dos cinco amigos), que apenas existia no cenário da série. Se faz parte deste grupo, temos boas notícias.
O espaço tornou-se real a 14 de novembro, o dia da abertura do primeiro Central Perk. Porém, ao contrário do que acontecia em “Friends” não fica em Nova Iorque, mas em Boston (a cerca de 350 quilómetros).
O café tem cerca de 250 metros quadrados e, apesar do nome, não é uma réplica exata do que vê na sitcom. “O espaço foi criado para refletir a atualidade, como se a narrativa da série tivesse lugar nos dias que correm”, explicam os responsáveis. “É uma interpretação de como seria o Central Perk em 2024.”
O icónico sofá onde os protagonistas se juntavam é o elemento central do espaço — e aquele onde todos os clientes querem tirar fotografias. A decoração conta com muitas outras referências ao projeto que catapultou Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, David Schwimmer, Matt LeBlanc e Matthew Perry para a fama.
Ver esta publicação no Instagram
Assim que entra pode ver uma fotografia da icónica fonte que faz parte do genérico. Mais adiante, encontra a silhueta de um pato e de um pintainho, animais que Chandler e Joey tiveram na sua casa durante algum tempo. Na parede também estão escritas com néones algumas das frases mais conhecidas da série de comédia. Na esplanada há chapéus verdes com o tão conhecido logótipo do café.
O menu conta, claro, com café, mas também com propostas de comida, como croissants, a famosa salada verde de Rachel Green ou a de frango da avó do Joey, a marmelada caseira de Monica, a sanduíche de Ross Geller, entre muitas outras opções. O espaço vai estar aberto todos os dias das 7 às 19 horas.
Uma homenagem a Matthew Perry
No primeiro dia, todos os clientes receberam um cartão especial onde se lia uma das frases mais conhecidas de Chandler Bing: “Interessa-te um comentário sarcástico?” A personagem era interpretada por Matthew Perry, que morreu a 28 de outubro. Devido a este acontecimento, a abertura do Central Perk foi adiada — era suposto ter sido inaugurado no final do mês passado.
O ator morreu na sua casa em Los Angeles, após se ter afogado no jacuzzi. Os paramédicos terão sido chamados telefonicamente para acorrer a uma paragem cardíaca. A estrela terá regressado a casa durante a manhã, após ter estado a praticar pickleball durante duas horas.
Segundo a “TMZ”, pediu ao assistente pessoal que saísse para fazer um recado. Quando regressou, duas horas depois, encontrou-o no jacuzzi, já sem sinais vitais, e ligou para o número de emergência médica.
Leia também este artigo da NiT sobre as tormentas do malogrado ator que encarnou Chandler Bing. Matthew Perry lutou contra o vício do álcool e das drogas, numa vida que teve momentos de grande depressão.
