No Largo da Anunciada, em Lisboa, sente-se o cheiro do café acabado de torrar. Na nova coffee shop da cidade, o processo de torrefação é feito à frente dos clientes, assim como a moagem dos grãos e todo o serviço. Aqui falamos de café de especialidade, feito por quem percebe do assunto e por quem já os serve em Lisboa desde 2017. Esse foi o ano em que Mário Cajada abriu a primeira Simpli Coffee & Bakery. Três anos depois, são também três os espaços que a marca já tem, e mais estão para chegar.
Às lojas da Rua Braamcamp e de Picoas junta-se a do Largo da Anunciada, perto da Avenida da Liberdade. O novo espaço foi inaugurado na terça-feira, 29 de setembro. A nova Simpli Coffee & Bakery é pequena, só há lugar para 20 pessoas e conta com uma esplanada, mas funciona da mesma forma que as restantes da marca, com a torrefação de café e várias opções de pastelaria e padaria a acompanhar.
Aqui só usam café 100 por cento arábica que chega de diferentes origens, como Brasil, Colômbia, Honduras, Nicarágua, El Salvador, Panamá ou Costa Rica. Os grãos são colhidos à mão e chegam ainda verdes às lojas apenas com o processo de lavagem, que consiste em retirar a casca e a polpa.
A torra demora entre sete a oito minutos, ao contrário de outros espaços onde por vezes chega até aos 24. Daqui parte depois para uma das sugestões onde o pode provar. Além do tradicional expresso, há Chemex, V60, Aeropress, French Press, Syphon e Cold Drip, todos com diferentes formas de extração e resultados finais no copo. Custam entre 1,30€ e 3,50€.
A Simpli Coffee & Bakery tem ainda à venda vários materiais, como é o caso das capsulas biodegradáveis. É a primeira marca de café a fazê-lo em Portugal. Podem ser usadas para consumo em casa, mas também por empresas e até em eventos.
Além dos cafés especiais, preparam cappuccino, ice coffee, chocolate quente, affogato ou coffee tonic, com café, água tónica e limão.
Os cafés são reis nos espaços da Simpli Coffee & Bakery, mas pelo nome se percebe que aqui existem ainda algumas sugestões para acompanhar as bebidas. Além do serviço de padaria e pastelaria, há ovos mexidos (4€), bowls (6,50€), tostas, saladas e entradas, com o guacamole, com abacate, cenoura e pepino (4,90€).
Até ao final do ano a marca prevê abrir mais duas espaços, um deles no Chiado.