cafés e bares

Starbucks abre cafetaria sem caixas nem filas para pagar

A nova loja foi criada em parceria com a Amazon Go. É só fazer login na aplicação e sair sem precisar de pagar com dinheiro.
A entrada na loja da Starbucks é feita por torniquetes.

O conceito dos supermercados sem caixas já é uma realidade um pouco por todo o mundo. Em Portugal, também já existem nas lojas deste género nas cadeias do Pingo Doce e Continente. Só tem de fazer o login na aplicação, escolher os produtos e sair — sem passar pela caixa registadora. O pagamento é logo debitado na conta que estiver associada à app. 

Agora, chegou a vez da Starbucks adotar este sistema de pagamento. Abriu uma cafeteria em Nova Iorque com esta inovação e quer ter mais espaços assim durante os próximos meses.

Esta loja foi criada em parceria com a Amazon Go, que detém vários espaços do género. “Os clientes podem desfrutar da experiência de compra sem esforço proporcionada pela tecnologia just walk out da Amazon Go. Podem simplesmente entrar, escolher alguma coisa para comer ou beber, e sair sem ter que esperar na fila para pagar”, explicou à CNBC Dilip Kumar, vice presidente da Amazon Go.

A aplicação necessária para entrar neste espaço também permite  fazer logo o pedido de uma das especialidades de café. Minutos depois só terá de recolher no balcão o cafés simples, o frappuccino, smoothie, latte ou iced mocha.

O espaço da 59.ª Street, entre as Avenidas Park e Lexington, em Manhattan, tem ainda algumas bebidas embaladas, snacks e refeições rápidas, tudo disponvível para grab&go. São produzidas pela Amazon Kitchen e incluem sandes de peru e queijo cheddar ou bagels com salmão e queijo creme, por exemplo.

Terá de fazer o login na aplicação para entrar nesta cafetaria Starbucks.

Esta Starbucks Pickup — como é chamada — possui ainda um espaço de trabalho, com mesas e acesso à Internet. Apesar de toda a tecnologia, com infravermelhos e câmaras, existe uma pequena área onde é possível fazer o pagamento com dinheiro ou cartões.

“O objetivo, com este novo conceito de loja, é dar aos clientes a capacidade de escolherem a experiência certa ao longo do dia. Seja utilizar as aplicações da Starbucks e Amazon para comprar bebidas em take-away ou decidir ficar no lounge”, disse Katie Young, presidente de desenvolvimento global da Starbucks, também à CNBC.

A marca tem prevista a abertura de pelo menos mais duas lojas deste tipo. A próxima também será em Nova Iorque.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT