Quando abriu em 2019, o Miolo era um pequeno mas ambicioso espaço que parecia saído de um filme da Disney, onde as paredes rosa serviam de pano de fundo aos coloridos bolos caseiros e sanduíches. O projeto cresceu e mudou-se para Belém em 2022. Agora, dois anos depois, os proprietários regressam ao centro da capital para inaugurar um segundo espaço, que abriu as portas a 24 de outubro.
À frente do Miolo continuam João Luc de 37 anos e Catarina Terenas de 32. Um casal que se conheceu na cozinha. Ele tirou o curso de produção alimentar na escola de hotelaria do Estoril e, antes de se aventurar a solo, trabalhou em dois espaços do Mercado da Ribeira: a Cozinha da Felicidade, da chef Susana Felicidade; e no corner do chef Henrique Sá Pessoa. E foi por lá que conheceu a namorada e sócia, que trabalhava na área de gestão de operação do Time Out Market desde 2014.
O primeiro Miolo deu-se a conhecer no Chiado, em 2019, e rapidamente se expandiu para um segundo espaço na praia do Castelo, na Costa da Caparica. A chegada da pandemia levou-os a reformular o conceito e acabaram por dedicar-se mais a eventos e piqueniques, para conseguirem continuar a trabalhar.
Volvidos dois anos e já longe da realidade dos confinamentos, decidiram deixar para trás as primeiras lojas e abrir uma maior, em Belém. Na altura reformularam também o conceito e além das sandes e tostas que começaram por vender, incluíram o brunch.
“O Miolo corria muito bem em Belém e queríamos ter mais um espaço num ponto diferente da nossa cidade. A ideia é manter tudo igual ao que já temos, com os tons de rosa e as flores a predominarem, mas a ementa vai variar, para que os clientes que visitam os dois espaços tenham opções diferentes”, explica Catarina Terenas.
Começando pelos favoritos, no novo Miolo encontra a Classic (11€), uma tosta com abacate, tomate cherry assado, pickle de cebola, feta e ovo escalfado servida em pão de fermentação lenta. Os fãs de panquecas podem pedir as Breakfast (11€), feitas com bacon crocante, ovo estrelado, abacate e xarope de ácer. Já os loucos por bowls também têm a Açaí e Granola (9€) servidas numa taça com banana e lascas de coco.
Das origens do Miolo, chegam as sanduíches. A Famosa Bochecha (13€) feita com porco preto, cebola caramelizada, bacon e lascas de parmesão continua a ser uma das favoritas. “A carne tem de ser marinada de um dia para o outro e demora depois três horas a cozer”, explica. A Veggie (10,50€) também pouco mudou. É feita com pão de fermentação lenta, com courgette grelhada, pasta de azeitona e pesto.
Nas novidades destacam-se a Tosta Montecristo (10€) feita com queijo cheddar e bacon crocante em rabanada de brioche artesanal e servida com compota de frutos vermelhos e a Cheesy Mushroom (12€) com creme de tomate e pimento assado, ovo escalfado, cogumelos frescos salteados, parmesão e cheddar servidos numa focaccia artesanal.
Todo o pão que entra na Miolo é artesanal, amassado pela padaria Do Beco. “A qualidade é um ponto crucial para nós e escolhemos sempre um parceiro que garanta que temos o melhor produto para as nossas tostas e buns. Além disso, também temos vários artigos de pastelaria francesa que também são deles. Juntámo-lo à nossa oferta de bolos caseiros, como o banana bread e o bolo de cenoura que esgotam em horas”, conta Catarina.
Os mais indecisos podem ficar-se pelo Menu de Brunch (18,50€) que inclui um breakfast bun, ou seja, um pão brioche artesanal recheado com abacate, ovos mexidos, queijo parmesão e cebola caramelizada. Tem ainda uma fatia de pão de banana, uma taça de iogurte com granola e fruta fresca e sumo de laranja.
A lista de bebidas é extensa. Para os que preferem sumos de fruta ou smoothies, a proprietária aconselha a provarem a limonada de morango e pepino (4€), ou a de maracujá (4€). Nos batidos destacam-se o de banana, abacate, abacaxi, espinafres e leite de coco (5€) e o de frutos vermelhos, banana, chia e aveia (5€).
O espaço é pet friendly e tem capacidade para 40 pessoas. Porém, não funciona com reservas, o que significa que os clientes sentam-se por ordem de chegada.
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